Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Preparação BB: foco no português

Avatar de
Por:
Publicado em 26/01/2015, às 15:26

O que pode parecer a disciplina mais fácil em qualquer concurso público, a Língua Portuguesa pode ser o grande diferencial na sua aprovação. O denominador comum dos certames em todo o Brasil merece uma atenção especial dos concurseiros.

Para você que está se preparando para a seletiva do Banco do Brasil, fique ligado e foco nos conteúdos de português! Confira as dicas do professor Rodrigo Bezerra sobre assuntos da disciplina que nenhum concurseiro pode perder:

A diferença entre “-izar” e “-isar”: o professor Rodrigo explica que, na maioria das vezes, a dúvida é tirada quando olhamos para o vocábulo base. Se esse vocábulo na sua forma original não por escrito com “s”, utiliza-se o sufixo “-izar” e, caso contrário, usa-se o sufixo “-isar”.

Regência do verbo Acompanhar: quando usado no sentido de “ir em companhia de”, “estar atento’ ou “observar”, o verbo acompanhar é transitivo direto, cujo complemento é um objeto direto. Segundo o professor, a grande característica do objeto direto é a possibilidade de ser substituído pelo pronome oblíquo da terceira pessoa “o, a, os, as”. Portanto, a expressão “Vou acompanhar-lhe” não é correta e sim, a forma “Vou acompanhá-lo(s)” ou “Vou acompanhá-la(s)”.

Concordância: a última dica do professor Rodrigo é de concordância nominal! O professor explica que, segundo a regra, quando tivermos um só adjetivo posicionado após dois ou mais substantivos, podemos concordar com o último ou com todos os substantivos, se a lógica permitir.

 

Para essas e mais dicas, confira aqui o canal do professor Rodrigo Bezerra no youtube e aproveite!

 

Você pode se interessar por:

BANCO DO BRASIL 2015 – RESOLUÇÃO DE QUESTÕES E DICAS PARA O CARGO DE ESCRITURÁRIO

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a