Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Prazo de saída temporária de preso deve ser contada em dias não em horas

Avatar de
Por:
Publicado em 13/06/2016, às 12:57

Os condenados têm direito a saída temporária para visitar a família, frequentar curso profissionalizante (ou de 2º grau ou superior), e participar de atividades que concorram para o retorno ao convívio social (art. 122 da Lei de Execuções Penais).

A autorização será concedida por prazo não superior a 7 (sete) dias, podendo ser renovada por mais 4 (quatro) vezes durante o ano. Quando se tratar de frequência a curso profissionalizante, de instrução de ensino médio ou superior, o tempo de saída será o necessário para o cumprimento das atividades discentes.

A contagem do prazo do benefício é feita em dias ou em horas? O Supremo Tribunal Federal decidiu que a contagem do prazo deve ser feita em dias e não em horas.

A discussão se deu em razão de um caso onde um condenado argumentava que sua liberação para saída temporária ocorreu somente às doze horas do primeiro dia do benefício, o que o prejudicaria, já que havia perdido metade de um dia.

Diante disso, o paciente defendia que o prazo fosse contado em horas, não em dias.  Porém, os ministros da Segunda Turma destacaram que é indevida a contagem do prazo em horas (HC-130883).

Para se aprofundar:

Lei de Execução Penal comentada (artigo por artigo)

CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICA – MÓDULOS I E II

COMBO – CURSO INTENSIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA ESTADUAIS + MATÉRIAS COMPLEMENTARES ESTADUAIS + LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a