É possível conciliar trabalho e estudo para concurso? - Portal de notícias CERS

É possível conciliar trabalho e estudo para concurso?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Artigo publicado na Revista Exame (maio), escrito pelo Juiz do Trabalho Rogério Neiva

Sim, é possível, porém existem alguns aspectos relevantes a exigir consideração. Primeiro, é preciso entender que um dos recursos mais valiosos para o candidato a concursos públicos trata-se do tempo disponível para os estudos.

Podemos aplicar um conceito do gerenciamento de projetos aplicado à preparação para concursos, a teoria da tripla restrição, que aponta as restrições de qualidade, o tempo e o custo. No caso do concurso, tempo significa duração, entre o início da preparação e a aprovação, custo significa quantas horas por semana um candidato pode investir nos estudos e qualidade tem relação com a consistência dos processos cognitivos adotados no aprendizado.

Assim, o candidato que trabalha tem mais limitado o recurso correspondente às horas de estudo por semana, mas pode estudar com a mesma qualidade que o candidato exclusivamente dedicado ao concurso. No entanto, este mesmo candidato que trabalha tenderá a contar com uma duração da preparação maior, ou seja, levará mais tempo até a aprovação.

Outro aspecto a ser considerado é que entre o candidato que trabalha e o que apenas se dedica os estudos há um conflito. Aquele que está só estudando tem mais tempo para a preparação, mas sofre a angustiante pressão de si mesmo e da família. Já o que trabalha não tem a ampla e desejável disponibilidade de tempo, porém não sofre a mencionada pressão.

Para quem pensa em pedir demissão para estudar, é preciso considerar todas as variáveis mencionadas e estruturar um plano de estudos adequado, principalmente para otimizar seu tempo e minimizar as angústias.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS