Por que devo ter um tempo de lazer durante os estudos? - Portal de notícias CERS

Por que devo ter um tempo de lazer durante os estudos?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Respondido pelo Juiz do Trabalho, Rogerio Neiva, para a revista eletrônica Exame.com

Pode até parecer clichê, mas como tudo na vida, a preparação para concursos públicos exige equilíbrio. Em outras palavras, o candidato precisa também dedicar algum tempo, ainda que mínimo, ao lazer. E tal compreensão conta com vários fundamentos.

No plano da gestão das condições emocionais, a falta de tempo dedicada ao lazer pode gerar um custo e desgaste ainda maior aos estudos. Este desgaste, numa análise de custo-benefício, pode gerar um ônus ao processo de preparação que torna ineficiente a ocupação com estudos do tempo que seria dedicado ao lazer.

No plano cognitivo não é diferente. Há inúmeros fundamentos, inclusive de ordem neurobiológica, que indicam a importância de pausas de natureza lúdica. Ou seja, a falta de lazer também pode repercutir negativamente na aprendizagem.

E esta mesma lógica também se aplica quanto à necessidade de atividade física. Inclusive, há pesquisas que apontam que a atividade física, ao contribuir com o fluxo sanguíneo e oxigenação, é importante para o funcionamento do hipocampo, uma região do cérebro com papel fundamental na formação de memórias de longo prazo.

Porém, principalmente quanto ao lazer, é preciso o equilíbrio, não apenas de modo a não comprometer significativamente o tempo de estudo, bem como quanto à modalidade de lazer. Baladas com o consumo de álcool, por exemplo, tendem a comprometer as capacidades cognitivas do candidato, não apenas pela falta de sono, mas pelo comprometimento bioquímico do cérebro que a bebida alcoólica pode causar.

Portanto, a palavra de ordem é temperança.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS