Por onde começar a estudar? - Portal de notícias CERS

Por onde começar a estudar?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Quem se prepara com antecedência não é pego de surpresa com a publicação do edital

Por Manoela Moreira

 

Todo estudante tem afinidade com algumas matérias e dificuldades em outras. Mas o concurseiro não tem escolha. É preciso estudar todas com o mesmo afinco.

Estudar com antecedência permite o aluno construir uma base sólida de conhecimento sobre a disciplina. Já quem aguarda a publicação do edital para iniciar os estudos não possui tempo para se aprofundar no conteúdo e precisa apostar no “decoreba”.

Cada disciplina costuma ter uma metodologia de estudos específica ou ainda macetes que só quem estuda amplamente e sem pressa todos os conteúdos da matéria consegue captar.

Um exemplo é a disciplina de Informática. Viver na frente do computador não garante o acerto de questões importantes na hora da prova. De acordo com a professora Emannuelle Gouveia, o problema está justamente na preparação. “Existe certa resistência e até mesmo algum resquício de preconceito de alguns concurseiros quanto à disciplina. Muitos distribuem toda a atenção em matérias que envolvem o Direito ou outras áreas e acabam não estudando informática de forma adequada”, explica. E essa falha pode custar a aprovação.

Presente em todos os editais de concursos públicos, a Língua Portuguesa pode trazer surpresas e cascas de banana nas provas elaboradas pelas mais diversas bancas. Segundo Rodrigo Bezerra, a aprendizagem da língua e sua gramática exige uma sequência lógica. “É preciso começar pelo conteúdo de morfologia e caninha até chegar à sintaxe, tentando correlacionar os assuntos para entendê-los em sua completude”, afirma o professor. Estudar e dominar a Língua Portuguesa exige tempo, mas com uma boa orientação e bons materiais didáticos é possível construir uma base sólida. Mas Bezerra alerta: “o estudo da língua precisa ser constante”.

O Direito Processual do Trabalho é conteúdo recorrente em concursos públicos tanto para analistas quanto para carreiras jurídicas. Acompanhar a jurisprudência e se atualizar constantemente são requisitos básicos para estudar a disciplina. Por isso, fica a dica: o aluno deve acompanhar os informativos do TST. O tema de maior dificuldade para os alunos em direito processual do trabalho, via de regra, é o de recursos. “O segredo para a compreensão do mesmo está no estudo da linha do tempo dos recursos, ou seja, o aluno deve ter uma visão geral e aprofundada de todos os recursos no processo do trabalho e não estudá-lo de modo segmentado. Essa visão do todo o faz compreender a matéria”, explica a professora Aryanna Manfredini.

 

Começando do Zero

Se você está decidido a iniciar os estudos para concursos públicos, mas não sabe nem por onde começar, o Cers tem o curso ideal para você.

No projeto começando do zero, os conteúdos básicos e essenciais de cada disciplina são abordados com detalhes, para você não perder nenhum ponto da matéria.

São cursos online de teoria com resolução de questões para que você esteja apto a resolver qualquer prova de concurso em que a matéria for cobrada.

Assista ainda a primeira aula grátis de todas as disciplinas!

 

Você pode se interessar por:

Cursos Começando do Zero

Informática | Português | ECA | Direito Eleitoral | Raciocínio Lógico | Tributário | Administrativo | E mais…

 

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS