Polícia Civil-RJ: Edital para delegado a qualquer momento - Portal de notícias CERS

Polícia Civil-RJ: Edital para delegado a qualquer momento

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

Com informações da Folha dirigida online

É grande a expectativa pela divulgação do edital do concurso para delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. O concurso visa ao preenchimento de 100 vagas. Para concorrer, o participante precisa possuir bacharelado em Direito. Os delegados da Polícia Civil têm vencimentos iniciais de R$15.715,39, valor relativo ao mês de julho.

Segundo a diretora da Acadepol, a data provável de realização das provas objetivas será 21 de outubro. Desta forma, os candidatos possuem cerca de dois meses para intensificarem seus estudos. O edital da última seleção, realizada em 2009, serve como base para preparação. Na ocasião, os candidatos foram submetidos à prova objetiva, que foi composta por 60 questões. Do total, dez eram sobre a disciplina de Direito Penal, dez de Direito Processual Penal, dez de Direito Administrativo, dez de Direito Constitucional, dez de Direito Civil e dez de Medicina Legal. Foi aprovado para a fase seguinte quem obteve 50% dos pontos de cada matéria e se classificou até a 600ª colocação.

Ainda houve um exame discursivo, correspondente à segunda fase da seleção, onde foram cobrados os conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil e Medicina Legal. Nesse caso, foi considerado aprovado o candidato que obteve nota igual a superior a 50% dos pontos em cada disciplina e esteve até a 200ª posição. Além disso, os concorrentes passaram por outras etapas, como prova oral, teste psicotécnico, avaliação médica, avaliação de capacidade física, curso de formação profissional, investigação social, prova de títulos e exame médico pré-admissional.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS