Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Plano de saúde deve custear fertilização de mãe que engravidará para tratar filho

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 30/01/2018, às 17:30 Atualizado em 10/10/2018 às 14:56

Juíza determina que plano de saúde deve custear fertilização da mulher.

A mãe de uma criança que sofre de anemia falciforme resolveu engravidar novamente. O objetivo é para que o novo filho possa realizar a transfusão de medula óssea pra o irmão. Ajudando, assim, no tratamento. A reprodução, contudo, deverá ser feita de maneira assistida. Tendo em vista que desta forma será possível selecionar um embrião saudável e compatível com a criança enferma.

Após ter tido o procedimento negado pelo plano de saúde, a mãe ingressou com ação judicial. A juíza determinou que a seguradora custeie a fertilização in vitro.

Para a magistrada, ficou evidenciada que a hipótese do tratamento está ligada ao direito à vida da pessoa humana, bem jurídico maior protegido constitucionalmente. “O autor poderá sofrer danos de difíceis e até impossíveis reparações, inclusive com o agravamento de seu estado de saúde, caso não se desenvolva o tratamento adequado.”

Ademais, de acordo com a sentença, o contrato firmado entre o plano de saúde e a autora na ação garante a cobertura de despesas para o tratamento de que esta última venha a precisar. E, com estes argumentos, foi concedida a antecipação de tutela. Ela determina que a operadora custeie o procedimento sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

 

Você pode se interessar por:

STJ aprova quatorze súmulas em 2017

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a