Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Polícia Federal: confirmado pedido de autorização de concurso

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Publicado em 07/08/2019, às 10:52

A Diretora de Gestão de Pessoal Substituta da Polícia Federal confirmou, através de documento oficial de resposta a pedido de informações, que a solicitação para a realização de concurso público para a PF encontra-se no Ministério da Economia. 

O certame visará ao provimento de cargos de Agente Administrativo do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – PECPF, para os níveis médio e superior. Também há solicitação de autorização para realização de concurso objetivando preenchimento de 600 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal.

Saliente-se que ainda não há qualquer confirmação sobre quantitativo de vagas ou datas para a realização do certame.

Agente Administrativo

O último concurso para a área administrativa foi realizado em 2013 e foi organizado pelo CEBRASPE. O edital contemplou conteúdos gerais e específicos, distribuídos em 120 questões. Para os cargos de nível superior, também havia prova discursiva.

Conteúdos abordados no último edital

– Português;

– Informática;

– Raciocínio lógico;

– Noções de Direito Administrativo; e

– Noções de Direito Constitucional.

Atribuições do cargo

Do último edital, pode-se extrair as atribuições do cargo de Agente Administrativo, quais sejam: 

– Realização de atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica;

– Supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e materiais executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização. 

Agente de Polícia Federal

Já para a área policial, o último certame foi realizado em 2018 e também foi organizado pelo CEBRASPE. Foram contemplados os cargos de Delegado de Polícia Federal, Perito Criminal Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.

O cargo de Agente de Polícia Federal exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e possui as seguintes atribuições:

Atribuições do cargo

– Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;

– Proceder à busca de dados necessários;

– Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;

– Executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;

– Conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;

– Auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;

– Desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Conteúdos abordados no último edital

– Língua Portuguesa;

– Noções de Direito Administrativo;

– Noções de Direito Constitucional;

– Noções de Direito Penal;

– Noções de Direito Processual Penal;

– Legislação Especial;

– Estatística;

– Raciocínio Lógico;

– Informática; e

– Contabilidade Geral.

Nomeações anteriores

Em maio deste ano, o Decreto nº 9.801/2019 autorizou a nomeação de candidatos aprovados no concurso para os cargos do Quadro de Pessoal da Polícia Federal. O Decreto visou a convocação de 500 aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas, e 547 aprovados fora do número de vagas originalmente previsto para pronto provimento.

A nomeação dos 1047 candidatos é de responsabilidade do Diretor-Geral da Polícia Federal. Dessa forma, as vagas serão distribuídas dentre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente de Polícia Federal, Escrivão e Papiloscopista, conforme a disposição legal.

Se você almeja essa carreira, não espere para iniciar seus estudos. Uma preparação consistente é garantia de aprovação. Pensando nisso, o CERS acaba de lançar o CERS Play, um sistema de assinaturas com preparatórios para provas de vários órgãos públicos. Pagando um valor fixo por mês, você tem acesso a todos os cursos da área de Carreiras Policiais, inclusive os preparatórios específicos que serão lançados após a publicação dos editais mais esperados. Você quer conquistar sua vaga e mudar de vida? Então, clique aqui e vamos evoluir juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a