Pesquisa mostra o perfil de concurseiros - Portal de notícias CERS

Pesquisa mostra o perfil de concurseiros

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Postado por Ana Laranjeira      
Fonte: G1 | PI

Uma pesquisa feita por um cursinho preparatório em Teresina mostrou o perfil do concurseiro da capital. Estabilidade é o desejo da maioria dos candidatos, muitos aceitam mudar de área para conseguir uma vaga no serviço público. Segundo levantamento, 80% dos entrevistados almejam emprego fixo.

O estudo também apontou outros dados, como por exemplo, a área mais procurada pelas pessoas que estudam para concurso público. O setor fiscal aparece com 40%, em seguida vem à área policial (30%), a tributária (14%) e bancária com (8,8%).

A pesquisa mostrou ainda que as mulheres são as que mais se dedicam seu tempo para estudar para concurso. Elas representam 55% dos entrevistados. Os resultados sobre o grau de escolaridade também chamam atenção, 81% tem ensino superior e apenas 15% ensino médio.

Márcio Lima, coordenador do cursinho, afirma que o maior motivo de quem estuda para passar em concurso é ganhar estabilidade financeira. “Todos querem uma tranqüilidade financeira sendo este o motivo da crescente procura pelo setor público, já que em muitos casos, isso não acontece na área privada”, conta.

Mauricio Santana deixou a atividade de jornalista no setor privado para se dedicar aos livros. Ele estuda durante cinco horas para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. “ O concurso público me dar esta garantia, mas quem é concurseiro passa a ter uma nova rotina. É preciso renunciar determinadas coisas para se dedicar aos estudos porque a recompensa vem depois ”, comenta.

 

O jornalista não é o único que deseja ter um emprego certo e sem a possibilidade de ser demitido. Joana Gomes é formada em ciência política e está se preparando para o concurso da Polícia Rodoviária Federal. “Eu sempre achei importante estudar, pois o estudo nos dá muitas oportunidades”, relata Joana Gomes.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS