PC/DF: conheça a carreira de papiloscopista - Portal de notícias CERS

PC/DF: conheça a carreira de papiloscopista

Por:
Atualizado em 13/01/2015 - 13:24

Os fãs de filmes ou séries de investigação policial e resolução de crimes com certeza já conhecem, pelo menos, um pouco da atividade do papiloscopista policial. A abertura do certame da Polícia Civil do Distrito Federal, que oferece 50 vagas imediatas e 107 para cadastro reserva destinadas ao cargo de Papiloscopista, chamou a atenção de muitos concurseiros.

Com a exigência de nível superior em qualquer área e salários que ultrapassam os R$8 mil, o concurso da PC/DF é uma ótima oportunidade para aqueles que têm o sonho de ingressar na carreira policial. Mas antes de fazer sua inscrição, saiba mais sobre as atividades e responsabilidades que o papiloscopista terá no seu dia a dia de trabalho.

Papiloscopia, por definição, consiste na ciência que identifica seres humanos através das impressões digitais nas palmas das mãos e na sola dos pés. Nesse sentido, o papiloscopista é um profissional em identificação criminal.

Dentre as suas atribuições, o papiloscopista realiza a coleta das impressões em institutos de identificação ou na própria cena do crime, arquivando, em seguida, essas impressões em bancos de dados públicos, que se destinam à perícia criminal. Também é sua responsabilidade o conjunto de tarefas voltadas ao reconhecimento humano: ele identifica e recolhe os vestígios humanos – qualquer indício orgânico deixado pelo autor do crime, servido, de alguma forma, como prova do seu envolvimento.

Preparação

Se você já decidiu e vai se inscrever na seletiva, confira os dois cursos intensivos que o CERS oferece para garantir uma preparação completa e de qualidade.

No primeiro curso, que conta com dicas e resolução de questões, os professores abordarão os conhecimentos essenciais para a prova, como Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e outros. Já no segundo curso serão apresentados os conhecimentos específicos para o cargo, com as disciplinas de Biologia, Física, Química, Matemática e Estatística, Noções de Identificação, Medicina Legal e Odontologia Legal, Noções de Direito Penal, Legislação Penal Extravagante e Direitos Humanos. Dê início aos seus estudos com a qualidade que você precisa para garantir sua aprovação!

Saiba mais: POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF 2015) – PROJETO UTI DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA PAPILOSCOPISTA – CONHECIMENTOS ESSENCIAIS

POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF 2015) – PROJETO UTI DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA PAPILOSCOPISTA – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS