Parceria entre MPT e MPE reforça combate ao trabalho infantil em Itabuna (BA) - Portal de notícias CERS

Parceria entre MPT e MPE reforça combate ao trabalho infantil em Itabuna (BA)

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) firmaram parceria para promover ações integradas e diagnosticar os principais problemas referentes à saúde e educação no município baiano de Itabuna. Na última sexta-feira (11/07), os representantes estaduais e locais dos órgãos parceiros participaram da audiência pública que apresentou à sociedade o Programa MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação. A cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), e contou com a presença da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT-5/BA), Sandra Faustino, e do procurador-geral de Justiça do MPE da Bahia, Lidivaldo Britto.

Como primeiro passo para a consolidação do diagnóstico, os membros do Ministério Público vão realizar uma série de visitas semanais às escolas e hospitais da rede pública, com reuniões, palestras e seminários, em agenda construída pelo promotor do MPE Clodoaldo da Anunciação. A identificação dos problemas mais críticos prevê conseqüência direta na adoção de políticas públicas pelo município e desenvolvimento de projetos sociais em atuação conjunta com os demais órgãos parceiros envolvidos, a exemplo da Universidade, sindicatos e entidades religiosas.

A participação do Ministério Público do Trabalho, conduzida pela procuradora Elisiane dos Santos, do Ofício do MPT em Itabuna, tem como foco a sensibilização da comunidade escolar aos prejuízos que o trabalho precoce traz ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, contribuindo para a perpetuação da miséria. “A ação conjunta de uma frente de trabalho dos Ministérios Públicos e sociedade civil vai gerar um reforço efetivo no combate à exploração do trabalho infantil na região”, garante a procuradora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (BA)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS