Parabéns aos Advogados - Portal de notícias CERS

Parabéns aos Advogados

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Em 11 de agosto de 1827 foram criados no Brasil os primeiros cursos de natureza jurídica. Um em São Paulo e outro em Pernambuco, mas precisamente na cidade de Olinda. Por essa razão, a data marca também o dia do advogado. Há 183 anos eram plantadas as sementes que logo germinaram. Como fruto, temos um profissional presente nas mais importantes instâncias de nossa sociedade.

Atualmente, segundo números da Ordem dos Advogados do Brasil, existem cerca de 700 mil advogados atuando no país, que atuam nas mais diversas áreas do direito, seja civil, trabalhista, penal, entre outras. A atuação do operador do direito se dá tanto na esfera privada quanto na pública.

A carreira pública oferece as melhores opções para os advogados e também bacharéis. Os concursos são cada vez mais atrativos e a remuneração cresce de acordo com a importância do cargo. Mas, com o aumento da concorrência, a preparação passou a fazer a diferença. Como diz o professor Renato Saraiva, do Portal Exame de Ordem. “O bom profissional começa a ser forjado desde o curso universitário e quando se torna bacharel, as portas se abrem através dos concursos”, pontua.

Esse dia, 11 de agosto, é também conhecido como o “Dia do Pendura”, uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida.

Joffre Melo – Jornalista DRT-PE 4071

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS