Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Os desafios do Direito Tributário no Brasil

Avatar de
Por:
Publicado em 07/01/2016, às 18:16

Direito-Tributário-Pós-Graduação-CERSO Direito Tributário é o conjunto das leis reguladoras da arrecadação dos tributos (taxas, impostos e contribuição), bem como de sua fiscalização. O Brasil é conhecido pela sua elevada carga tributária e baixo retorno desses investimentos.

São mais de 90 tributos em vigor no país. Bebidas alcoólicas, perfume e videogame estão entre os campeões de impostos, que podem representar até mais de 80% do preço de um produto. Os dias trabalhados por ano só para pagar impostos no Brasil são de 151 dias, contra 98 nos Estados Unidos.

A tributação brasileira sobre consumo pesa mais do que a sobre renda e patrimônio. Para tributaristas, esse modelo é injusto, pois recai de modo igual sobre ricos e pobres.

 

“O Imposto de Renda é um imposto guiado pela capacidade contributiva, ao passo que tributação pelo consumo, todos pagam igual. A tributação da renda em bases mais progressivas é muito necessária e está prevista pela Constituição. Por outro lado, também é fundamental repensar a carga tributária sobre o consumo e simplificar os tributos. Hoje, o processo é pouco transparente e poucas pessoas entendem o que o governo está cobrando delas”.

A avaliação publicada em entrevista na Carta Capital é de Nara Cristina Takeda Taga, coordenadora de Direito Tributário Aplicado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para quem o aumento de impostos alcançou um limite no Brasil. Para ela, o governo deveria pensar em realizar uma profunda reforma tributária. "O pensamento é simples: podemos aumentar a arrecadação até determinado ponto. Se passarmos desse limite, a arrecadação começa a cair porque os contribuintes não conseguem dar conta da tributação e a atividade econômica despenca. Esse limite já foi superado", alerta a pesquisadora na entrevista.

Especialização 

Se o seu objetivo é ampliar as fronteiras do conhecimento, buscando novos desafios na área do Direito Tributário, conheça um pouco mais a Pós-graduação Lato Sensu da Estácio, em parceria tecnológica com o CERS. A disciplina se apresenta em constante alteração, requerendo do estudioso a adaptação a essa mobilidade contínua. A especialização em Direito Tributário promove o aprofundamento teórico, técnico, prático e didático na área tributária.

Através da orientação de um corpo docente de excelência, os profissionais irão obter uma visão crítica e unitária da Ciência do Direito, redimensionando o Direito Tributário, de modo que se possa relacioná-lo com o direito privado, com o direito processual e com disciplinas complementares – Contabilidade Tributária e Direito Internacional; 

Além das videoaulas, serão disponibilizados aos alunos, ao longo do curso, materiais de leitura, exercícios de fixação do conteúdo, fóruns e atendimento individualizado com os tutores. Qualidade, flexibilidade e mobilidade que só o ensino a distância pode proporcionar. Confira a apresentação do coordenador do curso em Direito Tributário, Eduardo Sabbag:

Faça pós-graduação Estácio em parceria com o CERS. Aproveite descontos especiais até 02 de fevereiro. As aulas começam em março. Seja inovador. No seu tempo, do seu jeito.

Saiba mais:

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a