Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

OAB finaliza maior evento jurídico do mundo

Avatar de
Por:
Publicado em 30/11/2017, às 18:16

Na quinta-feira, dia 30 de dezembro, a Ordem dos Advogados do Brasil encerrou a XXIII Edição da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, com o tema central “Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquista da Cidadania”.

Na ocasião, a entidade chamou o encontro de maior evento jurídico do mundo. O evento contou com mais de 250 palestras, com 40 painéis e ainda 55 eventos especiais que ocorreram paralelamente. Sempre a postos para acompanhar os temas do universo jurídico, CERS e esteve bem perto não só marcando presença em debates e importantes painéis do ordenamento jurídico brasileiro, mas também disponibilizando transmissões AO VIVO para os interessados que não puderam comparecer ao evento.

Colocação do Presidente 

Para o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, a importância do evento se deve principalmente ao atual momento vivido pelo Brasil e, por isso, foram discutidos temas do ordenamento jurídico. “Nós, juristas, temos por obrigação a garantia da aplicação da lei para todo e qualquer cidadão. Cabe também a OAB o constante combate às práticas ilícitas que rodeiam a política brasileira”, destacou. Dentre as temáticas abosdadas nos painéis, por exemplo, estavam a corrupção e as reformas propostas pelo governo federal, em especial a trabalhista e a da Previdência.

 

Encerramento

O último dia do evento foi marcado por homenagens a renomados juristas e membros do judiciário brasileiro. Mas o ponto chave do fechamento foi a leitura da Carta de São Paulo. As advogadas e os advogados brasileiros, reunidos em sua XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na cidade de São Paulo, proclamaram o documento que teve como base a garantia de direitos e o combate a corrupção.

Carta da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

As advogadas e os advogados brasileiros, reunidos em sua XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na cidade de São Paulo, para discutir assuntos relacionados ao tema central “Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquista da Cidadania”, tendo em vista a atual conjuntura política e institucional do País e considerando as preocupações e o compromisso da classe com os princípios que fundamentam o Estado Democrático de Direito, em relação aos quais não se pode jamais admitir qualquer forma de retrocesso, proclamam:

O Brasil não suporta mais a corrupção. Investigá-la não é ser contra a política e, sim, qualificar o ambiente político do País. A OAB é intransigente no combate à corrupção, que há de ser feito de acordo com a lei, pois não se coíbe um crime cometendo outro, por meio de atalhos processuais que burlem o devido processo legal e o direito à plena defesa, à presunção de inocência e ao contraditório.

São inaceitáveis quaisquer formas de desrespeito às garantias da nossa profissão. A criminalização das violações das prerrogativas da advocacia é uma conquista inadiável, por reforçar a concepção de que não lutamos por privilégios, mas por condições plenas de defesa da cidadania. A advocacia é, em essência, a verdadeira defensora da liberdade, do patrimônio, da honra, da dignidade e, muitas vezes, da própria vida.

A transparência é um direito fundamental para o aprimoramento da cidadania e um dever do Estado em prol da ética, da eficiência e do combate à corrupção, devendo-se adotar política pública obrigatória de coleta de dados de interesse da coletividade, de forma atualizada e de fácil acesso, visando ao planejamento, execução e fiscalização em todos os níveis de governo.

É inadmissível a intolerância, sob qualquer de suas formas. Cabe à advocacia resguardar as garantias constitucionais dos direitos fundamentais e resgatar os valores da Constituição da República, os quais representam o triunfo dos direitos humanos sobre o arbítrio, da cidadania sobre a opressão.

É indispensável equacionar a falta de capacidade instalada do Poder Judiciário, com diversas comarcas sem juízes e sem servidores, o que agrava ainda mais a morosidade processual, em prejuízo dos jurisdicionados e desrespeito à garantia da razoável duração do processo.

A Ordem precisa da força das mulheres e a classeapoia o Manifesto “Por Mais Mulheres na OAB”, como instrumento de efetivação da igualdade de gêneros.

Aos Jovens Advogados deve ser proporcionada educação continuada por intermédio das Escolas Superiores e da Escola Nacional de Advocacia, buscando-se o aprimoramento do exercício profissional e a adoção de políticas permanentes de seu fortalecimento e sua valorização.

O Exame da Ordem, como prova de suficiência, constitui uma certificação de qualidade técnica mínima, assim como instrumento de defesa da qualidade do ensino jurídico. Sua manutenção e defesa são obrigatórias, pois o instituto visa à proteção da sociedade.

O novo Código de Ética e Disciplina da Advocacia, que estabelece as regras e os princípios de conduta que conferem à categoria o status de agente indispensável à administração da Justiça, impõe a observância dos deveres pessoais, profissionais, corporativos, políticos e sociais dos advogados.

Todo poder emana do povo. A advocacia brasileira exorta a sociedade a participar de uma grande corrente de conscientização sobre o dever cívico do voto e suas consequências para a Nação, na oportunidade em que este se exercerá novamente nas eleições vindouras.

São Paulo, 30 de novembro de 2017.

Ordem dos Advogados do Brasil

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a