OAB aprova moção contra apedrejamento de iraniana - Portal de notícias CERS

OAB aprova moção contra apedrejamento de iraniana

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que esteve reunida hoje (15) na sede da OAB Nacional, em Brasília, aprovou moção contra a aplicação de pena de morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Moahammadi Ashtiani. Ela foi condenada à morte por ter cometido adultério, mas a aplicação da pena foi adiada em uma semana.

A Comissão da OAB também manifestou seu apoio ao advogado da iraniana, Mohammad Mostafaei, que teve de pedir asilo político à Noruega após se sentir ameaçado de prisão por ter defendido a condenada. A moção da Comissão será encaminhada ao presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Ophir já havia se manifestado sobre o assunto na última semana, tendo se solidarizado com Mostafaei e afirmado que a perseguição ao advogado “choca a comunidade jurídica internacional e representa uma afronta ao direito universal reservado a todos os cidadãos e cidadãs do mundo, sem distinção de raça ou credo, de liberdade de defesa.”

O presidente fez ainda fez um apelo aos organismos internacionais de Direitos Humanos para que sejam ofertados ao advogado e seus familiares que se sentirem perseguidos todos os mecanismos legais relativos à proteção dos asilados políticos.

Com informações da OAB Nacional

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS