O que te motiva? Veja 5 fatores que estimulam os profissionais na carreira - Portal de notícias CERS

O que te motiva? Veja 5 fatores que estimulam os profissionais na carreira

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Manoela Moreira

O que te motiva acordar cedo e ir trabalhar todos os dias? Dinheiro, experiência, autorrealização? Cada profissional tem necessidades em diferentes intensidades que estimulam a sua carreira. Para ser bem-sucedido é preciso saber identificá-los e se posicionar da maneira mais adequada no mercado de trabalho.

Assim, antes de aceitar uma proposta de emprego ou optar por determinado concurso público, é preciso pesquisar como a empresa funciona, os valores e cultura organizacionais para saber se está de acordo com suas motivações profissionais.

 

Dinheiro

Pessoas que possuem o dinheiro como motivador costumam aceitar riscos e desafios em troca de uma maior remuneração. O desconforto e a falta de qualidade de vida são amenizados caso sintam que têm chance de ganhar um extra no final do mês. Atividades como vendas, negócio próprio, ou empresas nas quais a remuneração esteja fortemente relacionada à obtenção de metas são as mais indicadas.

Segurança

O medo de perder algo fala mais alto neste profissional. Pessoas assim arriscam pouco, gostam de empregos seguros e pouco sujeito a mudanças. Valoriza cargos que proporcionem estabilidade e proteção a longo prazo, que permitam ter qualidade de vida, horários bem definidos e pouca pressão por resultados no curto prazo.

Aprendizado

Esta motivação costuma ser mais intensa no início da carreira, período em que as pessoas investem em aprender para almejar outras motivações, no futuro, como dinheiro ou aprovação social. Este profissional valoriza as oportunidades de receber treinamentos ou aprendizado informal, por meio de interação com pessoas mais experientes.

Aprovação Social

O reconhecimento é a principal motivação deste indivíduo. Cargos e títulos, e o sentimento em ser referência na empresa ou atividade que atua são valorizados. Empresas que tenham históricos de reconhecer e promover rapidamente as pessoas que são destacadas são as mais indicadas. Cargos de liderança são mais fáceis de serem alcançados em empresas pequenas, onde a competição costuma ser menor.

Autorrealização

Esta é a motivação mais complexa e profunda, pois desperta no indivíduo a vontade de cumprir seu propósito de vida. As pessoas autorrealizadas têm uma consciência clara sobre seus impulsos, desejos, suas opiniões e ações como um todo”.

E você, já sabe qual é o seu propósito de vida?

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS