Nova retificação no edital da PRF - Portal de notícias CERS

Nova retificação no edital da PRF

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira

O edital do concurso, até então suspenso, para os quadros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sofreu nova retificação. Desta vez, foi alterado um item do capítulo que trata do curso de formação profissional. Apenas os candidatos que apresentarem documentação regular estarão aptos a participar desta segunda fase do concurso e terão suas matrículas homologadas.

Entenda o processo 
O concurso foi aberto no dia 12 de junho de 2013, com publicação no Diário Oficial da União, Seção 3. A seleção oferecia mil vagas e formação de cadastros de reserva para o cargo de Policial Rodoviário Federal, padrão I da Terceira Classe.

Em 12 de setembro de 2013, esta seletiva sofreu uma retificação quanto a um item que se referia aos títulos que seriam aceitos na seleção. A primeira fase do certame incluía provas objetivas e discursivas, teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e provas de títulos. Se inscreveram 109.769 candidatos, mas 19,7% faltaram, ficando a concorrência em cerca de 88 por vaga.

No dia 23 de setembro de 2013 foi publicado o resultado final da prova discursiva e realizada a convocação para a aplicação dos Testes Físicos (capacidade física, avaliação de saúde, avaliação psicológica e preenchimento da FIP).

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o certame foi suspenso no dia 27 de dezembro de 2013, em razão de supostos equívocos na avaliação dos exames médicos dos candidatos. A ação previa a realização de nova avaliação de saúde dos candidatos considerados inaptos.

Na primeira quinzena de janeiro, a Advocacia Geral da União (AGU) conseguiu liminar do Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinando a continuidade da seleção. Os argumentos apresentados pela AGU alegam que a suspensão do certame desestabilizava e colocava em risco a continuidade da seleção, necessária para o aumento do quadro efetivo da PRF antes da realização da Copa do Mundo.

Mais detalhes  
Para participar da seleção, se fazia necessário diploma de graduação em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” (carro). O salário inicial será de R$ 6.479,81. O Policial aprovado permanece preferencialmente no local de sua primeira lotação por um período mínimo de três anos e só poderia ser removido mediante concurso de remoção, permuta ou ao interesse da Administração.

A segunda etapa, que aguarda data para realização, é composta de curso de formação.

Identificamos que você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSOS DA POLÍCIA

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS