Mistérios da memória: como evitar o branco na hora da prova - Portal de notícias CERS

Mistérios da memória: como evitar o branco na hora da prova

Por:
Atualizado em 01/09/2014 - 21:40

O que acontece com a memória é apenas reflexo de uma série de fatores que envolvem atenção, nível de consciência e afetividade. Para o neurologista Dr. João Gabriel: “quanto maior a atenção e afetividade sobre determinado assunto, maiores as chances das informações ficarem armazenadas e menores os riscos de serem esquecidas. De acordo com nossos gostos, nosso humor, nosso cotidiano; temos assuntos que gostamos mais, então fixamos melhor. Se estamos com a mente livre de assuntos externos, problemas, por exemplo, fixamos melhor. Alterações do humor, como ansiedade e depressão, também modificam nossa capacidade de fixar. Então, uma soma de vários fatores como afetividade, humor, grau de descanso, período do dia, barulhos externos e luminosidade podem interferir na fixação definitiva de um assunto”.

Portanto, é preciso saber diferenciar o que foi realmente aprendido no processo de preparação, do que simplesmente foi visto, ou lido, e ainda sob condições adversas.

Em entrevista à Revista Edital, o neurologista Dr. João Gabriel explica o que acontece em nosso cérebro durante o processo de memorização e como evitar o temido “branco” na hora da prova.

Confira a matéria completa aqui

 

17ª Revista Edital

– Capa: Élisson Miessa explica as mudanças na CLT que irão influenciar o Direito Processual do Trabalho na prática e na sua prova.

– Preparação: deu branco! Entenda como a sua memória funciona nessas horas.

– Exame de Ordem: confira em infográfico dados e estatísticas da 2ª fase do exame.

– Explorando a Matéria: uma visão geral de como o Direito Processual do Trabalho é exigido nos mais diversos concursos.

– Perfil: Conheça um dos civilistas mais espirituosos do Brasil, Cristiano Sobral.

– Plantão: Tudo sobre o concurso da Secretaria da Fazenda de Pernambuco

– Questões Comentadas: teste seu conhecimento neste simulado para juiz do TJ/SP

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS