Manter a calma é fundamental para a produção de textos e redação para concursos - Portal de notícias CERS

Manter a calma é fundamental para a produção de textos e redação para concursos

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Todos sabem que para uma boa produção textual é preciso concentração, vocabulário amplo e poder de síntese. Mas nada disso ajuda quando o nervosismo o medo e a insegurança tomam conta do candidato na hora de realizar uma prova. Na segunda matéria da série especial “Como manter a calma na hora de fazer uma prova”, vamos trazer dicas para que o candidato possa ordenar suas ideias e passar o texto, com tranqüilidade, para o papel.

É cada vez maior a exigência de uma boa escrita em concursos públicos. Algumas provas até que não exigem uma redação, porém no Exame de Ordem, por exemplo, escrever bem é fundamental. “A contextualização da lei é cobrado na prova da OAB. É o que chamo de estudo de caso. Sendo assim, é fundamental a organização das ideias. Mas isso apenas é possível se o candidato mantiver a calma durante a produção textual”, orienta o professor de Redação e Língua Portuguesa para concursos Edvaldo Ferreira.

O nervosismo pode ser desastroso na hora de escrever. Os especialistas dizem que isso ocorre por conta da falta de controle das emoções e a ansiedade elevada. Já os estudantes e concurseiros, afirmam que é comum dar um “branco” no momento de escrever. “Quando isso acontece eu entro em pânico. Olho pro papel e nenhuma ideia me vem à cabeça. Aí é preciso ter cuidado e tentar lembrar de tudo que você estudou, assim em pouco tempo o medo passa”, diz a aluna Giselli Souza, que se prepara para fazer a segunda fase do Exame de Ordem.

O professor Edvaldo Ferreira, em suas aulas, busca também trabalhar o lado motivacional dos alunos, o que pode ser decisivo para superar os desafios de uma prova. “É importante que o aluno acredite na sua capacidade. Força e fé aliada ao conhecimento adquirido, garantem um bom resultado”, diz ele.

Além disso, outras dicas ajudam na hora de escrever uma peça ou fazer uma redação para concursos. “Treine antes, pratique a escrita de acordo com o tempo disponível para prova. Mantenha-se bem informado e anote suas ideias antes de começar a redação. Depois passe tudo para o papel com bastante calma e atenção”, pontua o mestre.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS