Maior ciberataque da história deixa lenta internet mundial - Portal de notícias CERS

Maior ciberataque da história deixa lenta internet mundial

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Fonte: Folhapress     

Um conflito virtual entre uma organização sediada na Inglaterra e na Suíça que combate spam, e-mails indesejados, e uma empresa holandesa de hospedagem de sites, causou nesta quarta-feira (27) ciberataques à infraestrutura de internet no mundo todo.

As forças policiais de cinco países estão investigando o caso, segundo a BBC.

O serviço de vídeos sob demanda Netflix e outros sites populares ficaram lentos ou inacessíveis para muitos internautas, relata a imprensa internacional.

A ONG Spamhaus bloqueou a Cyberbunker porque a companhia estaria mantendo em seus servidores material usado por pessoas que enviam mensagens com propaganda ou golpes virtuais via e-mail.

Segundo especialistas consultados pelo “New York Times”, o problema é “preocupante” porque os ataques vêm aumentando em intensidade.

A organização também disse que a empresa está ligada a grupos criminosos da Rússia e de outros países do leste europeu.

Em suposta retaliação ao bloqueio, foram realizados ataques de origem ainda não divulgada a diferentes serviços de internet.

Steve Linford, um executivo da Spamhaus, disse à rede britânica que os ataques já duram mais de uma semana e que tem “escala sem precedentes”.

Os hackers que vêm causando o problema estão usando ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), tática relativamente simples mas que pode “derrubar” praticamente qualquer site, dependendo do tamanho da investida.

Linford disse que ataques do tipo, quando realizados a grandes grupos bancários, atingem a largura de banda de 50 Gbytes por segundo, enquanto o que vem sendo realizado chegou ao pico de 300 Gbytes por segundo.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS