Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Juiz tem de homologar acordo entre as partes feito depois do julgamento da apelação

Avatar de
Por:
Publicado em 28/10/2015, às 09:57

O magistrado deve homologar acordo entre as partes litigantes em processo cujo o acórdão da apelação já tenha sido publicado, mesmo antes da ocorrência do trânsito em julgado. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por unanimidade de votos, o colegiado acolheu recurso de uma empresa contra decisão da Justiça do Distrito Federal, que negou a homologação do acordo. Considerou que o julgamento da apelação encerraria a prestação jurisdicional e que o Poder Judiciário não precisa validar acordo de natureza patrimonial.

O relator do recurso, ministro Villas Bôas Cueva, discordou. Destacou que tentativa de conciliação é obrigação de todos os operadores do direito, a qualquer tempo, desde a fase pré-processual até o cumprimento de sentença, nos termos do artigo 125, IV, do Código de Processo Civil. Não há marco final para essa tarefa.

“Mesmo após a prolação da sentença ou do acórdão que decide a lide – como no caso dos autos –, podem as partes transacionar o objeto do litígio e submetê-lo à homologação judicial”, afirmou o relator. 

O ministro afirmou ainda que é indispensável para a produção de efeitos processuais a homologação pelo Poder Judiciário de acordo que visa a encerrar uma disputa judicial. Fonte: STJ

CURSOS COM 35% DE DESCONTO (válido do dia 16.10.2015 a 29.10.2015):

​Curso Intensivo para a Defensoria Pública Estadual 2015 

Curso Preparatório para Carreira Jurídica 2015.2 módulos I e II 

Curso Preparatório para Carreira Jurídica 2015 -módulo II 

Curso Preparatório para Carreira Jurídica 2015.2 – módulo I ​

Preparatório para Carreira Jurídica 2015 –  módulo III (disciplinas complementares) 

Curso de Resolução de Questões objetivas e subjetivas para Carreira Jurídica 2015 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a