Já lembrou de comer alguma coisa? - Portal de notícias CERS

Já lembrou de comer alguma coisa?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira

Comer com saúde é essencial para manter a disposição e a concentração

No seu planejamento de estudos, provavelmente, existem horários separados para cada uma das disciplinas da sua grade. Mas talvez seja o momento de acrescentar um espaço especial entre elas para boas refeições. A nutricionista Cinthia Vasconcelos nos ajuda a entender a importância de uma alimentação equilibrada como auxílio para um melhor rendimento nos estudos.

“A oferta adequada de alimentos garante um maior rendimento, evitando a fadiga e o estresse. A recomendação é que nos alimentemos a cada três horas”, afirma a especialista. Ela explica ainda que a atividade intelectual, assim como qualquer exigência física do organismo, leva ao gasto de energia.

REFEIÇÕES PRINCIPAIS  
As refeições principais devem conter alimentos de todos os grupos alimentares, que incluem alimentos energéticos (tubérculos e cereais), construtores (proteínas de origem vegetal e animal) e reguladores (frutas e verduras) e os lanches podem variar a depender das necessidades de cada pessoa.

EVITE!     
Alimentos ricos em gordura normalmente trazem desconforto gastrointestinal (sensação de peso) e nos levam a diminuir as atividades metabólicas. Evitar comidas pesadas como feijoada, carnes gordurosas e com molho é uma boa opção.

ABUSE!
A oferta de alimentos energéticos, ricos em carboidratos complexos e associados ao consumo de frutas e sucos são capazes de otimizar o rendimento nos estudos. Um bom exemplo seria o consumo de um sanduíche natural leve com pão integral, frango e folhas, associado a um suco de laranja.

LÍQUIDOS
O consumo de água é essencial. Alguns chás também podem ajudar como estimulantes, mas o uso exagerado pode sobrecarregar o fígado e isso não é interessante. Para acalmar a tensão, chás calmantes também podem ser consumidos (camomila, erva cidreira), especialmente uma hora antes de dormir.

Confira a matéria completa, incluindo uma sugestão de cardápio, na 2ª edição da Revista Edital

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS