Isso é mesmo urgente? - Portal de notícias CERS

Isso é mesmo urgente?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Nos estudos para concursos, é importante definir bem os conceitos de urgência e importância, e respeitá-los

Por Ana Laranjeira

Com o edital publicado, o relógio começa a passar igual para todos os candidatos. Essa é a mais pura verdade. A partir deste momento, o que foi estudado antes de sair o conteúdo programático é lucro e o que você vai absorver daqui para frente só depende, única e exclusivamente, de você mesmo. Mas como identificar o que é realmente essencial? Fácil. Comece a usar todos os dias uma pergunta rápida e passe a analisar tudo com ela: “isso é mesmo urgente?”.

Você não vai deixar de lado todas as coisas e enlouquecer estudando. Mas assim ficará mais fácil priorizar as atividades que te levarão à aprovação. O que são necessidades urgentes? Necessidades biológicas, pagar contas, deixar as pessoas que você ama cientes de que você “sumirá” temporariamente e estudar com organização.

Comece com o geral
Ao acordar, pense em todas as coisas urgentes para aquele dia. Somente aquelas que você não pode deixar de fazer. Assim, encaixe estas coisas no seu cronograma, estimando o tempo que levará para realizá-las. Seja realista! Calcule tempo de deslocamento, trânsito e burocracias a serem enfrentadas. Assim, você evita se frustrar caso tudo saia do planejamento inicial.

Depois encaixe pequenos intervalos estratégicos de 20 minutos a cada duas horas do seu dia. Estes irão servir para saciar as necessidades biológicas, como fome e vontade de ir ao banheiro, ou mesmo aquela esticadinha nas pernas com um bom alongamento.

Nos espaços livres distribua suas aulas online, resolução de questões e leitura de material complementar.  

Passe para o específico  
Dentro do conteúdo programático também é importante definir o que é urgente. Quais as matérias com maior peso no edital? Quais as disciplinas que você tem maior dificuldade? Estas devem ser priorizadas na organização do seu dia. Deixe os assuntos com os quais você se identifica mais ou tem maior facilidade para as últimas horas de estudo, quando você vai estar cansado.

Com esta organização diária você garante maiores chances nos certames. Mas isto, só se você realmente acreditar que a aprovação no concurso desejado é uma prioridade urgente. Pense nisso!

Você também pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICA – MÓDULO I 2014.2

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS