Instituto Rio Branco lança concurso para diplomatas - Portal de notícias CERS

Instituto Rio Branco lança concurso para diplomatas

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

O Instituto Rio Branco (IRBr) lançou, nesta segunda-feira, edital de concurso público para selecionar 26 candidatos para a carreira de diplomata. Do total de oportunidades, duas serão reservadas a portadores de necessidades especiais. O salário inicial para o cargo é de R$ 12,9 mil. Podem participar os brasileiros natos com diploma de nível superior em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Saiba mais sobre a carreira de diplomata.

O concurso será organizado em quatro etapas. A primeira, de caráter eliminatório, será composta por prova objetiva com questões de Português, de História do Brasil, de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público.

A segunda fase, eliminatória e classificatória, será formada por uma prova escrita de Português. Já a terceira etapa, eliminatória e classificatória, será constituída por avaliações escritas de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público.

A quarta e última etapa, de caráter classificatório, será composta por avaliações escritas de Espanhol e de Francês. Todas as fases serão realizadas nas 27 capitais brasileiras.

Os interessados podem se inscrever no período de 24 de janeiro até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 22 de fevereiro, por meio da página do Centro de Promoção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Ainda há a possibilidade de se inscrever presencialmente nos locais mencionados no edital de abertura da seleção. O custo da taxa de inscrição é de R$ 150. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 10 de março de 2011.

A prova objetiva (primeira etapa) será aplicada na data provável de 10 de abril, nos turnos da manhã e da tarde. As provas escritas da segunda e terceira fases estão agendadas para 8 de maio e para o período de 25 de junho a 10 de julho, respectivamente. A última fase está prevista para 10 de julho.

Aos servidores da carreira de diplomata são incumbidas atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS