Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

INSS: como se preparar para a prova do Cespe

Avatar de
Por:
Publicado em 14/10/2015, às 10:43

inss-concurso-cers-questões-cespeO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o Cespe/UnB como a banca organizadora do seu próximo certame. O concurso já está autorizado e não sofrerá com a suspensão de seleções anunciada pelo Governo Federal. De acordo com a portaria do Ministério do Planejamento, o edital deve ser publicado até 29 de dezembro. No entanto, a expectativa é que o documento seja divulgado ainda este mês.

 

Oportunidade

Das 950 vagas previstas, 800 serão para o cargo de Técnico do Seguro Social, com exigência de Nível Médio e salários que chegam à R$5.259,87. Já para o cargo de Analista, serão oferecidas 150 oportunidades com graduação em Serviço Social e salário inicial é de R$6.832,89.

 

Certo e Errado

A banca organizadora costuma ser temida por muitos candidatos pelo seu modelo “certo e errado”, que difere das tradicionais questões de múltipla escolha. Na prova do Cespe, uma resposta errada anula uma certa, impactando diretamente na pontuação final. Assim, um recurso que pode ser utilizado, mas sem excessos e com muito cuidado, é deixar uma questão em branco, por não somar nem subtrair pontos.

 

Interpretação

O principal cuidado que o candidato precisa ter é saber interpretar a prova. “Ela não vai cobrar simples e unicamente a ‘decoreba’, como faz comumente a Fundação Carlos Chagas, que era o instituto esperado. Ela é uma banca que cobra além dessa ‘decoreba’ um pouco de entendimento, de compreensão. Então o candidato precisar interpretar melhor a prova para poder se dar bem”, afirmou o gerente pedagógico do Cers Cursos Online, Rodrigo Bezerra, em entrevista ao jornal Folha Dirigida.

 

Questões

Um ponto positivo do Cespe/UnB é a padronização das questões, que têm sempre o mesmo nível. “Você pode observar ou sacar que as provas do Cespe têm um nível muito equânime, então o candidato pode treinar com qualquer prova da organizadora que vai estar se preparando. Ela não faz muito bem distinção de nível médio para o superior, as provas têm um nível praticamente padrão”, comentou Bezerra.

 

Preparação final

O professor Rodrigo Bezerra também lembra que o candidato deve estudar a fundo a matéria de Direito Previdenciário e iniciar a preparação final para o concurso. “Eu reforço a resolução de questões e o aprofundamento no conhecimento de Direito Previdenciário. Agora é a hora em que quem vai concorrer para o INSS tem que dar o ‘sprint’, tem que dormir pouco, tem que estudar mais, revisar, sair um pouco do conteúdo teórico e partir para o conteúdo de resolução de questões. O conteúdo mais prático, já como um pré-treino para a prova”, finalizou ele.

 

Curso Online

Composto por todas as disciplinas cobradas nos últimos certames desse concurso e já atualizado com as mudanças mais recentes (especialmente na seara do Direito Previdenciário), o curso de questões oferecido pelo CERS será ministrado por professores experientes, os quais trabalharão os conteúdos que serão exigidos partindo sempre da resolução de questões para o comentário teórico, deixando o candidato totalmente preparado para a prova objetiva do concurso. Saiba mais em:

INSS TÉCNICO – RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

 

Você pode se interessar também por:

INSS – Curso Completo | Isolada de Direito Previdenciário | Questões de Direito Previdenciário

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a