Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Ingresso na atividade notarial e registral

Avatar de
Por:
Publicado em 23/09/2016, às 14:23

cartório-concurso-martha-el-debs-cursoO ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos.

Ao concurso público poderão concorrer candidatos não bacharéis em direito que tenham completado, até a data da primeira publicação do edital do concurso de provas e títulos, dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro.

O concurso é realizado pelo Poder Judiciário, com a participação, em todas as suas fases, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e de um registrador. Dessa forma, devem ser preenchidos os seguintes requisitos para a delegação da atividade:

I) habilitação em concurso público de provas e títulos;

II) nacionalidade brasileira;

III) capacidade civil;

IV) quitação com as obrigações eleitorais e militares;

v) diploma de bacharel em direito;

VI) verificação de conduta condigna para o exercício da profissão.

 

Leia também: 

Importância das atividades notariais e de registros

Divulgado edital de concurso para cartório no maranhão

 

A Lei 8.935/1994 seguiu à risca o disposto no art. 236 § 3º da Constituição Federal que estabelece que o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção (titulares que exerçam a atividade por mais de dois anos), por mais de seis meses. Frise-se que não há obrigatoriedade para que se realize ao mesmo tempo o concurso de remoção e o de provimento.

Os candidatos serão declarados habilitados na rigorosa ordem de classificação no concurso.

As Resoluções ns. 80/2009, bem como 81/2009, alterada pela Resolução 187/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também dispõem sobre os concursos públicos de provas e títulos, para a outorga das Delegações de Notas e de Registros.

martha-el-debs-cartório

 

Martha El Debs é Tabeliã de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida. Coordenadora e professora do CERS Cursos Online para o concurso de Outorga de Delegações de Notas e de Registros. Professora convidada em diversos cursos preparatórios para o concurso da área e especializações em Direito Notarial e Registral. Palestrante. Especialista em Direito Notarial e Registral. Especialista em Direito Constitucional. Autora de diversas obras jurídicas.

 

curso-concurso-cartório-cers-martha-el-debs

Você pode se interessar por:

CURSO COMPLETO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIO (OUTORGA DE DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS)

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a