Guia para fazer uma prova organizada pela Vunesp - Portal de notícias CERS

Guia para fazer uma prova organizada pela Vunesp

Conhecer o perfil das bancas organizadoras é fundamental para a aprovação

Manoela Moreira
Por:
Atualizado em 31/01/2019 - 13:54
shutterstock_516640027-1

Essa matéria é para você que deseja saber como estudar para concursos da Fundação Vunesp. Confira o nosso guia para garantir uma prova impecável!

Estudar os conteúdos do edital, fazer testes e simulados e resolver muitas questões: esse é um cronograma básico para qualquer concurseiro em preparação. Mas, e a banca organizadora? O que muitos estudantes não sabem é que conhecer a banca responsável por um concurso pode refletir diretamente no direcionamento da sua forma de estudo e, consequentemente, no seu resultado.

Fundação Vunesp

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) consiste em uma fundação pública sem fins lucrativos, cujo caráter jurídico é de direito privado. Criada em 1979, pelo Conselho Universitário da Unesp, a Vunesp é uma organizadora bastante tradicional, que começou na área de concursos organizando seleções municipais e estaduais.

A organizadora é responsável pelo vestibular da Unesp, por vestibulares e concursos de vários outros órgãos públicos e privados, além da promoção de atividades de pesquisa, extensão e serviços à comunidade. A Fundação, nos últimos anos, se firmou enquanto banca tradicional para concursos estaduais e municipais em São Paulo, ganhando cada vez mais espaço fora do território paulista.

Concursos realizados

– Concurso de praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
– Concurso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
– Concurso da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo;
– Concursos da Prefeitura de São Paulo;
– Concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo;
– Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Características das provas: como estudar para a Vunesp

A forma de abordagem dos conteúdos em concursos públicos é comumente considerada como mais simples, quando comparadas às bancas Cespe/UnB, FCC ou FGV. Por ser, originalmente, uma banca dedicada a vestibulares, a Fundação Vunesp segue o estilo de questão dos vestibulares tradicionais, com questões de múltipla escolha.

As assertivas possuem, geralmente, cinco opções para que o candidato escolha a correta e costumam abranger grande parte do conteúdo do edital. Além disso, a banca tem se destacado, principalmente, por inserir em seus editais, questões de geografia, história e atualidades.

Caso seja marcada mais de uma alternativa, ou se nenhuma alternativa for marcada em determinada questão, a questão é anulada (você não ganhará nem perderá pontos).

Em algumas questões, aparecem as seguintes alternativas: “Todas as alternativas estão corretas” ou “Nenhuma das alternativas está correta”. É preciso considerar que dificilmente uma prova define que “nenhuma das alternativas está correta”. Afinal, o concurso quer testar o que você sabe e não sua capacidade de detectar o que é incorreto. Na elaboração da prova, os professores inserem “Todas as alternativas estão incorretas” quando há dificuldade de formular mais uma alternativa. Por isso, a tendência é que alternativas assim não sejam corretas.

Dicas sobre a banca

Confira dicas matadoras para se dar bem nos concursos organizados pela Vunesp:

Dica 1: As questões de informática da Vunesp são consideradas mais fáceis. Com uma abordagem mais simples sobre os conteúdos geralmente cobrados nos concursos públicos;

Dica 2: Nas questões de Direito são, frequentemente, cobrados do candidato conhecimentos literais da legislação. Ou seja, com pouca abordagem das doutrinas ou jurisprudência;

Dica 3: As provas de Língua Portuguesa, comumente, são compostas por mais questões do que as outras disciplinas do edital. O concurseiro, portanto, deve estar afiado com regras e aplicações da gramática e interpretação textual. Os trechos costumam ser retirados de jornais e revistas de grande circulação, principalmente em São Paulo. Nessas provas, deve-se ter atenção aos conteúdos de concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos;

Dica 4: Especificamente na prova de Direito Administrativo, os assuntos mais cobrados são as licitações e contratos, regime jurídico único e atos administrativos.

 

Leia também:

Conheça o perfil da banca Cetro Concursos

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS