Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Vunesp: Conheça o perfil da banca

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 28/02/2023, às 10:56 Atualizado em 28/02/2023 às 10:57
fundação vunesp

Fala, concurseiro! Dando continuidade à nossa série sobre as principais características e dicas de preparação sobre as bancas organizadoras dos concursos públicos, nesta matéria vamos falar sobre a VUNESP.  

Se essa banca é a responsável pelo certame que você deseja ser aprovado, fique até o final, pois é muito importante você conhecer o perfil dela antes de enfrentar a prova. 

Vamos nessa?!

Conheça a VUNESP

A Vunesp tem personalidade jurídica de direito privado. Foi criada em 1979, pelo Conselho Universitário da Unesp. A Vunesp é uma organizadora bastante tradicional, que começou na área de concursos organizando seleções municipais e estaduais.

Essa banca é uma das mais conhecidas em São Paulo, aplicando concursos públicos municipais e estaduais do Estado. Porém, é uma banca que está se expandindo e ganhando cada vez mais espaço fora do estado nos últimos anos. 

A VUNESP, conforme a opinião de muitos concurseiros, não possui um nível difícil, mas é conhecida por produzir questões longas, capazes de vencer o candidato pelo cansaço. 

Concursos realizados

A Vunesp é conhecida em fazer as provas para Técnico Judiciário e Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e concursos da Polícia Civil do mesmo estado. Costuma ainda ser a escolhida para organizar os certames do Ministério Público de São Paulo e de diversas prefeituras municipais.  

Principais características da Vunesp

A forma de abordagem dos conteúdos em concursos públicos é comumente considerada como mais simples, quando comparadas às bancas Cebraspe, FCC e FGV. Por ser, originalmente, uma banca dedicada a vestibulares, a Fundação Vunesp segue o estilo de questão dos vestibulares tradicionais, com questões de múltipla escolha, com 4 ou 5 alternativas e apenas uma única resposta correta.

Outra característica importante sobre a banca é o fato de cobrar todo o conteúdo previsto no edital! E para conseguir se dar bem na prova da VUNESP você precisa saber que ela não possui doutrinas próprias e adora a cobrança de lei seca.

Como são as provas da Vunesp?

As provas da disciplina de Língua Portuguesa, comumente, são compostas por mais questões do que as outras disciplinas do edital e isso requer uma atenção maior. O concurseiro, portanto, deve estar afiado com regras e aplicações da gramática e interpretação textual

E atenção! A VUNESP gosta de utilizar charges e quadrinhos para complementar os questionamentos da questão, sobre temas de atualidade e interpretação. 

Na disciplina de matemática, a banca costuma trazer questões relativamente mais complexas. Mas, ainda assim, costumam não ser muito difíceis. Fique ligado nos assuntos mais cobrados em matemática, como: conjuntos, proporcionalidade, porcentagem e geometria plana

Já nas provas de Direito, a banca costuma exigir, em geral, o conhecimento da lei seca propriamente dito. Então, frequentemente, é cobrado do candidato conhecimentos literais da legislação. Ou seja, com pouca abordagem das doutrinas ou jurisprudência. 

Por fim, a prova de informática consiste em uma abordagem simples e sem enrolação. Com resolução frequente de questões e bastante exercícios você consegue se dar bem na prova.

Dicas finais

  • Resolva questões de provas anteriores da banca do concurso similar ao que você está estudando;
  • Leia o enunciado com atenção, para evitar erros “bestas”;
  • Para as provas de matemática faça bastante exercícios;
  • Para as provas de Direito, foque na literalidade da legislação;
  • Em Língua Portuguesa, foque em interpretação de texto
  • Tenha atenção redobrada nas questões para marcar a alternativa incorreta.

Próximos editais Vunesp

Se você chegou até aqui, tenho certeza de que agora você está apto a ter uma preparação mais eficiente e buscar com condições reais a sua aprovação, além de encarar a banca com muita certeza nos seus próximos certames. 

Como já foi dito, foque no que realmente importa e estude todo o conteúdo do edital, pois cada ponto é precioso. E o mais fundamental de qualquer prova de concurso público é PRATIQUE EXERCÍCIOS. Este é o maior segredo! 

Se você quer colocar em prática tudo o que aprendeu nesse artigo, sua oportunidade é agora. Foi publicado o edital do Concurso TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para o preenchimento de 400 vagas para Escrevente Técnico Judiciário. As remunerações iniciais são de R$ 5.480,54, mais benefícios. As provas estão previstas para 28 de maio de 2023. E ainda dá tempo de você se inscrever. O prazo das inscrições termina no dia 28 de março.

E se você quer ter resultados diferentes dos seus concorrentes, já passou da hora de ter um material do jeito que você precisa, sem perder tempo e estudar tudo aquilo que realmente vai cair na sua prova de forma inteligente. No CERS você encontra qualidade no conteúdo e professores experientes. Venha agora mesmo estudar conosco.

Fique ligado no nosso blog CERS e nas nossas redes sociais, pois o Concurso TRF-3 já teve o extrato de dispensa indicando a VUNESP como banca organizadora do certame para Servidores e o CERS já está pensando no melhor curso para você

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os demais Concurseiros e vamos juntos!!

Esperamos, sinceramente, que você tenha desfrutado e aproveitado ao máximo o conteúdo deste artigo. Até a próxima! 

Você também pode se interessar por:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a