Grupo móvel vai intensificar fiscalização em Mato Grosso - Portal de notícias CERS

Grupo móvel vai intensificar fiscalização em Mato Grosso

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

O Grupo Móvel de combate ao trabalho escravo vai intensificar a fiscalização no estado do Mato Grosso. A informação foi dada pelo coordenador do grupo móvel nacional de combate ao trabalho análogo a de escravo, Luis Carlos dos Santos Cruz, auditor fiscal do trabalho de Brasília, que está em Mato Grosso há cerca de um mês, coordenando várias operações juntamente com o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Federal.

O coordenador disse que mais oitenta e dois novos auditores estão encerrando treinamentos para começar a atuar de forma intensificada no Estado.

No final da semana passada, a equipe resgatou onze trabalhadores que estavam sendo submetidos a condição análoga a de escravo, entre os quais havia uma mulher grávida, esposa do vaqueiro, que não tinha condições de se locomover para fazer o pré-natal. “Para sair da fazenda os trabalhadores tinham que pagar pelo transporte, caracterizando restrição da liberdade de ir e vir”, destacou o coordenador.

Os trabalhadores foram contratados por Isaias Alves Araújo, dono da fazenda Pontal da Serra, localizada em Nova Canaã, na divisa com o município de Alta Floresta cuja atividade econômica é a pecuária. “Eles não foram aliciados recentemente, pois a maioria já está radicada na região”.

A equipe móvel acompanhou o pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores, que também tiveram direito ao dano moral individual, o que totalizou a importância de R$32.971,00.

O Procurador-Chefe do MPT em Mato Grosso, José Pedro dos Reis, que integra a equipe de fiscalização, dobrou esse valor a titulo de dano moral coletivo. O fazendeiro dono da propriedade vai pagar cerca de R 60 mil em duas parcelas. Esse recurso será revertido em benefício da comunidade daquela região.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT-23/MT)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS