Governo convoca os concursados da saúde - Portal de notícias CERS

Governo convoca os concursados da saúde

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

O Governo do Estado irá convocar 995 médicos aprovados no concurso público promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em 2006. Nem todos os candidatos, contudo, conseguiram atingir os níveis técnicos exigidos e 168 vagas, de um total de 1.163, continuarão abertas. Os convocados serão lotados em hospitais e células regionais da saúde em Fortaleza e no Interior. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) contará com 298 novos profissionais. O Hospital de Messejana receberá mais 240 médicos, enquanto o Hospital Geral César Cals terá mais 230 médicos.

A apresentação dos profissionais terá início na próxima terça-feira, dia 29, na sede da Secretaria, e se estenderá por mais 30 dias úteis. De acordo com o secretário-executivo da Sesa, Arruda Bastos, os novos médicos da rede estadual deverão começar a atender a população já no mês de março.

Para o secretário-executivo, a convocação irá provocar uma melhoria significativa no atendimento médico do Estado e diminuir a precarização dos serviços. "Há muito tempo não havia um concurso dessa amplitude. A Saúde vivia às custas de cooperativas ou de terceirizados. Com a convocação, iremos diminuir o número dessas contratações", afirma.

O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima disse que a convocação era uma necessidade, pois as contratações na área da saúde vinham ocorrendo de forma irregular. "O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobravam a regularização. O TCE chegou a aplicar multas aos ex-gestores da saúde por causa disso. Uma ação só não foi ajuizada contra o Governo porque ele se comprometeu a chamar os aprovados", declara. Para o secretário, a convocação foi uma decisão do Governo do Estado e não se baseia em nenhuma ação judicial.

Em dezembro do ano passado, 2.002 candidatos de ensino médio aprovados no concurso da Sesa haviam sido convocados. Eles têm até o dia 12 de fevereiro para entregar a documentação necessária na secretaria. O candidatos aprovados de nível superior não-médicos ainda não têm data definida para serem convocados. A contratação desses profissionais deverá ser alvo de cobrança do MPT.

Serviço
A lista completa dos convocados pode ser lida no portal O POVO: www.opovo.com.br

FONTE: O POVO

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS