Fórum Paulista de Erradicação do Trabalho Infantil faz moção de reconhecimento à Secretaria da Educação - Portal de notícias CERS

Fórum Paulista de Erradicação do Trabalho Infantil faz moção de reconhecimento à Secretaria da Educação

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

As várias entidades que formam o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, entre elas, o Ministério Público do Trabalho (MPT), fizeram uma moção de reconhecimento à Secretária Estadual da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, pela assinatura de Termo de Cooperação, firmado durante a semana de Combate ao Trabalho Infantil, que vai inserir na grade de ensino da rede estadual de educação o tema Trabalho Infantil.

A Coordenação Colegiada do Fórum destaca que dentro da trajetória da erradicação do trabalho infantil no país, a assinatura do termo de cooperação constitui-se num marco a ser seguido por todos os Estados da Federação e multiplicado nos municípios brasileiros na direção da erradicação efetiva do trabalho infantil.

Segundo a procuradora do Trabalho Maria José Sawaya de Castro Pereira do Vale, agora o objetivo é colocar em prática esta ação. “Através de uma comissão onde estarão presentes os participantes do Fórum, a própria Secretaria e entidades ligadas à educação vamos poder avaliar como inserir o tema nas atividades pedagógicas”, adiantou a procuradora do Trabalho.

Jovens Atletas

A situação dos atletas mirins em formação profissional também foi destaque da reunião do Fórum Paulista. Este também tem sido tema de atuação do Ministério Público do Trabalho. As investigações revelam um cenário preocupante. “ São jovens que deixam seus estados, ficam longe da família, não estudam e são submetidos a treinos diários de até seis horas e na condição física deles acabam se machucando”, afirmou Maria José Sawaya.

A procuradora lembrou que o sonho do jovem atleta pode se transformar em frustração.“Só um em cada mil se torna um expoente internacional”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS