Frigoríficos aderem ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo - Portal de notícias CERS

Frigoríficos aderem ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Dezenove frigoríficos* de Mato Grosso aderiram ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo em solenidade na sede do Ministério Público do Trabalho no Estado, realizada na última sexta-feira (28), que contou com a presença de autoridades dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, Justiça do Trabalho e representantes do setor. 

Com a adesão, os proprietários dos frigoríficos se comprometem a não comercializar com pessoas físicas ou jurídicas que figurem na ’lista suja’ do Ministério do Trabalho e Emprego por explorar mão-de-obra em condição análoga a de escravo. O compromisso vale para todo País, ou seja, onde a empresa tiver unidades ou filiais.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, a adesão ao pacto é um marco educativo e social para o Estado de Mato Grosso.  "Somos o segundo maior exportador de carne bovina do país, essa união entre  os Ministérios Públicos e o setor fortalece ainda mais a luta contra o trabalho escravo", afirmou.

Segundo o procurador do Trabalho Rafael de Araújo Gomes, o Ministério Público do Trabalho abrirá procedimento investigatório contra o único frigorífico que não assinou o termo: Agra Agroindustrial e Alimentos S/A, de Rondonópolis. O presidente do Sindifrigo, Luiz Antônio Freitas Martins, disse que o mercado internacional irá reconhecer esse acordo como "um grande feito" da indústria frigorífica mato-grossense.

* ARANTES ALIMENTOS LTDA., BERTIN S.A., JBS S.A (FRIBOI), MARFRIG FRIGORÍFICOS E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA.,
FRIGORÍFICO MARGEN LTDA., FRIGORÍFICO MATABOI S.A.,PERDIGÃO AGROINDUSTRIAL S.A.,SADIA S.A., FRIGORÍFICO VALE DO GUAPORÉ S.A., QUATRO MARCOS LTDA, JUINA FRIGORIFICO LTDA, CARNES BOI BRANCO LTDA., RODOPA EXP DE ALIM. E LOG. LTDA., FRIGORIFICO PANTANAL LTDA., VALE GRANDE IND.COM ALIM., NOVA CARNE IND. ALIM. LTDA., FRIGORIFICO FRIMAT LTDA., FRIGORÍFICO MERCOSUL S/A e FRICAL FRIGORIFICO LTDA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (Mato Grosso)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS