Fortaleza lança campanha pelo Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - Portal de notícias CERS

Fortaleza lança campanha pelo Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Até a próxima quinta-feira, 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, as entidades que integram o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará (Feeti) estarão promovendo uma série de atividades alusivas à data. A campanha será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 8h30, no auditório da Escola de Saúde Pública (avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

O evento em Fortaleza será aberto com apresentação da Banda de Pífaros da Tapera das Artes, do município de Aquiraz. Em seguida, haverá mesa-redonda sobre o tema da campanha deste ano ("Educação: Resposta certa contra o trabalho infantil”). Os palestrantes serão a secretária da Educação do Estado, Isolda Arruda Cela, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Flávio de Araújo Barbosa. O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima será debatedor.

Após os debates, será a vez de a psicóloga Rosemary Cavalcante, diretora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), apresentar as diretrizes para notificação de agravos à saúde da criança e do adolescente em situação de trabalho. Ao final do evento, será distribuído aos participantes o material da campanha. Ainda na segunda-feira, dia 9, às 14h30, no Plenário da Assembléia Legislativa, será realizada audiência pública para debater o tema, requerida pela deputada Lívia Arruda.

Na terça-feira, 10, e na quarta-feira, 11, na Escola de Saúde Pública,  haverá apresentações artísticas sobre o tema da campanha, a cargo da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza.

Na quinta-feira, dia 12, uma caminhada reunirá as entidades conveniadas com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Feeti, Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Comdica e conselhos tutelares. A concentração será na Escola Marieta Cals, em frente ao circo-escola do bairro Conjunto Palmeiras, às 8h30. A caminhada percorrerá a avenida Castelo de Castro até o Centro de Cidadania Evandro Ayres de Moura e terá a participação da Companhia Bate Palmas.

Às 14 horas do dia 12, a SRTE promoverá seminário no Olympo Hotel (av. Beira Mar, 2380), para discutir o tema da campanha e apresentar as ações da Instituição voltadas à erradicação do trabalho infantil. Já às 16 horas, no auditório da Reitoria da UFC, haverá apresentação cultural, exibição do documentário Notícias da Rosinha e solenidade de certificação dos agentes multiplicadores para erradicação do trabalho infantil (projeto de extensão da UFC em parceria com a Funci).

Os dados mais recentes (2006) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Ceará é o quarto estado no ranking dos que mais exploram a mão-de-obra infantil e adolescente. O trabalho é totalmente proibido até os 13 anos de idade. Entre os 14 e 15 anos, é permitido apenas na condição de aprendiz, e entre 16 e 17 anos, é permitido se não for noturno (após as 22 horas) ou em condições danosas, perigosas ou insalubres.

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA NACIONAL E MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Domingo, dia 8/6

Panfletagem na Praia do Futuro

Segunda-feira, dia 9/6:

Lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

Auditório da Escola de Saúde Pública (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)

8:30 h – Apresentação da Banda de Pífaros – Tapera das Artes

9h – Abertura: Coordenação colegiada do FEETI/CE

9h30 – Mesa Redonda: Educação: resposta certa contra o trabalho infantil

Palestrantes:

Professora Isolda Arruda Cela – Secretária de Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Raimundo Coelho – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca)

Professor Flávio de Araújo Barbosa – Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação  (Undime)

Debatedor:

Antonio de Oliveira Lima – Procurador do Trabalho e vice-coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes

10h45 – Debates

11h15 – Palestra: Diretrizes para notificação de agravos à saúde da criança e adolescente em situação de trabalho

Palestrante:

Psicóloga Rosemary Cavalcante Gonçalves (Diretora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest-CE)

11h30 – Debates

12h – Distribuição do material da Campanha pelo Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Audiência Pública pelo Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

14h30 – Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807)

Terça-feira, dia 10, e quarta-feira, dia 11

Apresentações de Manifestações artísticas e culturais sobre o tema Erradicação do trabalho infantil

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, a cargo da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza

Quinta-feira, dia 12

Caminhada com participação da Companhia Bate Palmas pelo bairro Conjunto Palmeiras.

Concentração: 8h30, na Escola Marieta Cals, em frente ao circo-escola daquele bairro, percorrendo a Av. Castelo de Castro até o Centro de Cidadania Evandro Ayres de Moura

Seminário promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/CE

Às 14 horas, no Olympo Hotel (Av. Beira Mar, 2380)

Apresentação cultural e exibição do documentário Notícias da Rosinha

Às 16h30 – no auditório da Reitoria da UFC, no Benfica, com solenidade de Certificação dos Agentes Multiplicadores para Erradicação do Trabalho Infantil (Projeto da UFC em convênio com a Funci)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região (CE)

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS