Fique por dentro da pós-graduação em Direito da Família e das Sucessões - Portal de notícias CERS

Fique por dentro da pós-graduação em Direito da Família e das Sucessões

Entenda como uma especialização pode alavancar sua carreira.

Por:
Atualizado em 02/08/2019 - 16:52
Direito da Família e das Sucessões

Você já pensou em investir numa pós-graduação em Direito da Família e das Sucessões? Se possui interesse ou ainda não conhece essa área entenda como está o atual mercado jurídico e a sua importância na área forense.

A importância da escolha de uma área de interesse

Durante a graduação os alunos possuem o contato com uma diversidade de ramos do Direito. Mas, diante da extensão da matriz curricular não há a possibilidade de um estudo aprofundado das matérias. 

Após a conclusão do curso um novo passo a ser dado é a escolha da área de atuação. Que é essencial diante da pluralidade de opções e do quantitativo de profissionais de Direito no mercado.

Por isso, para que você saiba da importância desta carreira trouxemos aqui as informações essenciais desse ramo e no mundo do trabalho.

Conheça os institutos

O Direito de família trata dos litígios que cercam a comunidade familiar já o Direito das sucessões disciplina o conjunto de normas que regulam a transferência do patrimônio de alguém após sua morte, por meio de testamento ou em virtude de lei.

Estes ramos vem passando por diversas alterações e evoluções para a sociedade nos últimos tempos o que vem refletindo no Direito, por exemplo, o casamento, que atualmente não é mais a única forma de constituir família, sucessão dos companheiros, união estável, casamento homoafetivo entre outros progressos.

São inúmeras ações que você poderá utilizar ao longo da sua carreira, observe algumas hipóteses:

– União estável;

– Regime de bens;

– Abandono afetivo;

– Alienação parental;

– Comunhão parcial de bens;

– Sucessão testamentária;

– Pacto antenupcial;

– Sucessão legítima;

– Separação judicial consensual;

– Separação extrajudicial;

– Divórcio;

– Nulidade e anulação de casamento;

– Partilha judicial de bens;

– Ação de alimentos;

– Regulamentação e modificação de guarda;

– Investigação de paternidade;

– Inventário judicial;

– Adoção;

– Ação de bens sonegados;

– Interdição judicial .

Oportunidades na carreira

Com os exemplos de ações acima é possível visualizar que este é um dos ramos em que você mais terá possibilidades de atuação, com os mais diversos clientes para atender. No entanto, você deve estar capacitado para saber lidar minuciosamente com a complexidade dos casos. 

Deve-se ressaltar que o advogado deve possuir além da competência técnica ter habilidade para saber lidar e equilibrar as situações delicadas que surgirá ao longo dos casos. Podendo atuar das seguintes formas:

Consultiva: será consultado para dar orientações legais com opiniões juridicamente corretas aos seus clientes.

Conciliadora: atuará nas situações em que se objetiva evitar litígios judiciais . Nestas hipóteses a decisão tomada deve ser homologada em um órgão jurisdicional ou extrajudicial. 

Contenciosa: nas hipóteses em que a via judicial é a única forma de solução.

Importância de uma especialização

A graduação em Direito oferece um leque de oportunidades na carreira, pelo curso se fundamentar nas inúmeras leis e normas que regulam as relações sociais. Com isso, os advogados possuem diversos caminhos a serem trilhados.

A sua atuação pode ser definida a partir de uma especialização em sua área de interesse. Podendo atuar por exemplo, no âmbito público, escritórios e empresas. Mas cabe ressaltar, que dentre essas possibilidades há diversas ramificações de atuação.

Sendo um dos países com maior concentração de faculdades de Direito no mundo, para obter sucesso em qualquer ramo do mercado é preciso se destacar para conseguir boas oportunidades.

Você conhece a pós-graduação à distância em Direito da Família e das Sucessões da Faculdade CERS? 

Esta pós-graduação pretende capacitar o aluno a uma ampla e efetiva especialização, assegurando atualização legislativa, doutrinária e jurisprudencial, bem como possibilitando a abertura de novas frentes profissionais.

Tendo sempre em vista a capacitação necessária para atender o quadro de exigências do mercado de trabalho e das instituições jurídicas e acadêmicas nas quais o operador do Direito poderá atuar.

Corpo docente

Nosso corpo docente é integrado por professores do mais elevado nível. Que possuem formação nas melhores universidades do Brasil e do exterior. Além de também serem juristas ativos no mercado.

Coordenação:

LUCIANO FIGUEIREDO

Advogado atuante em Famílias e Sucessões há mais de dez anos. Ministra aulas em cadeiras de famílias e sucessões, atualmente, na Faculdade Baiana de Direito (graduação e pós-graduação), Escola dos Magistrados da Bahia (pós-graduação), Universidade Católica de Salvador (pós-graduação) e Cursos Preparatórios e de capacitação no Complexo de Ensino Renato Saraiva. Luciano é, ainda, coordenador científico, na Bahia, do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM/BA), autor de diversos artigos jurídicos e livros, bem como professor em diversas especializações e cursos pelo país. Hoje, dedica-se ao seu Doutorado em Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pesquisa desenvolvida em família.

CRISTIANO CHAVES

Cristiano Chaves é Promotor de Justiça do MP-BA. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSal. Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do CERS Cursos Online. Leciona em outras instituições de ensino jurídico e faculdades, além de ser membro do IBDFAM–Instituto Brasileiro de Direito de Família. Cristiano Chaves é, sem dúvidas, o maior nome de Direito Civil da atualidade, com milhares de obras vendidas e um conhecimento ímpar de nosso ordenamento jurídico.

Grade curricular

É formada uma carga horária de 360 horas, por 3 módulos. Com o objetivo de garantir um ensino aprofundado e especializado sobre os conteúdos relacionados ao Direito de Família e das Sucessões. 

Dessa forma, oportunizando uma formação com excelência a partir da base teórica e prática para a sua carreira profissional. Seja na advocacia, docência ou concursos públicos.

Módulo I 

PERFIS CONSTITUCIONAIS DAS FAMÍLIAS. PRIVACIDADE E INTIMIDADE: FAMÍLIA E NOVAS TECNOLOGIAS

CASAMENTO. UNIÃO ESTÁVEL. REGIME DE BENS. BEM DE FAMÍLIA. CONCUBINATO E FAMÍLIAS PARALELAS. ASPECTOS PROCESSUAIS

PARENTESCO, FILIAÇÃO E MULTIPARENTALIDADE. PODER FAMILIAR, GUARDA E ALIENAÇÃO PARENTAL. ALIMENTOS AOS BOCADOS. ASPECTOS PROCESSUAIS

BIOÉTICA: REFLEXOS NO DIREITO DAS FAMÍLIAS. MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM. ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL

DIREITO ASSISTENCIAL. TUTELA, CURATELA, TOMADA DE DECISÃO APOIADA.

ADOÇÃO. FAMÍLIA E VULNERABILIDADE: CRIANÇAS E ADOLESCENTES, IDOSOS, DEFICIENTES E SUPERENDIVIDADOS

ESTUDO DE CASO. JULGAMENTOS EMBLEMÁTICOS DO STF E DO STJ. ASPECTOS PROCESSUAIS NO DIREITO DAS FAMÍLIAS

Módulo II

TEORIA GERAL DO DIREITO SUCESSÓRIO. ASPECTOS PROCESSUAIS

SUCESSÃO LEGÍTIMA E SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA. ASPECTOS PROCESSUAIS

NOVOS TEMAS. PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO. HERANÇA DIGITAL

ESTUDO DE CASO. JULGAMENTOS EMBLEMÁTICOS DO STF E DO STJ

LEI MARIA DA PENHA

TRIBUTAÇÃO EM FAMÍLIAS E SUCESSÕES

Módulo III

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR [OPTATIVA]

Trabalho de Conclusão de Curso

A entrega do TCC é facultativa a todos os alunos dos cursos de especialização Lato Sensu. Entretanto, se você busca reconhecimento acadêmico e pontos na prova de títulos em concursos públicos, o ideal é se dedicar ao máximo a seu trabalho.

Que tal começar com uma pós-graduação em Direito de Família e Sucessões?

Para conseguir se destacar no mercado é importante escolher uma especialização de qualidade e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Faculdade CERS oferece o ensino de qualidade que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos!

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

COMENTÁRIOS