Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Falta de vagas no regime semiaberto não justifica manutenção em regime fechado

Avatar de
Por:
Publicado em 29/01/2016, às 08:51

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a um preso beneficiado com a progressão para o regime semiaberto, mas que continuava em regime fechado por falta de local para cumprimento de pena mais branda. A decisão foi unânime.

No Tribunal de Justiça de São Paulo o HC havia sido denegado. Para os desembargadores,  regime de cumprimento da pena é aquele determinado pela sentença, sendo o benefício do semiaberto uma exceção. Portanto, diante da falta de vagas em sistema mais brando, o TJSP entendeu que o preso deveria permanecer no sistema fechado.

Contudo, no STJ a decisão foi reformada. O relator, ministro Ribeiro Dantas, ressaltou que é entendimento pacífico na corte que, diante da ausência de vagas em estabelecimento prisional adequado, a permanência no regime fechado caracteriza constrangimento ilegal ao preso, já que ele não pode ser prejudicado pela precariedade do sistema prisional.

Por fim, a Turma determinou a remoção do preso para o estabelecimento prisional adequado (semiaberto) e, na falta desse, que o preso seja colocado em regime aberto ou prisão domiciliar, até que surja vaga no regime apropriado.

Para se aprofundar:

CURSO INTENSIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA ESTADUAIS
CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICA – MÓDULOS I E II

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a