Os estudos iniciais para concursos públicos - Portal de notícias CERS

Os estudos iniciais para concursos públicos

Por:
Atualizado em 26/02/2018 - 15:33

Passar em um bom concurso público, certamente, faz parte dos sonhos de muita gente. Estabilidade, aposentadoria justa, independência financeira. Estes são alguns dos motivos que impulsionam um número cada vez maior de pessoas a buscar o concurso como meio de vencer na vida. Mas por onde começar? Quais devem ser os estudos iniciais para concursos públicos? Vamos falar um pouco sobre o assunto.

Leia também: Técnico ou analista: Qual a mehor opção?

Planejamento inicial

Saber o que você quer deve ser o ponto inicial. Não se deve atirar para todos os lados. Tenha, pelo menos, um foco na área que mais lhe agrada. Seja carreira fiscal, jurídica, policial, etc. Não precisa saber exatamente o cargo, ou um concurso específico, mas definir uma área a seguir vai ajudar muitíssimo no planejamento inicial dos estudos. Principalmente para os iniciantes.

De olho no futuro

Antecipe-se sempre que possível. Não aguarde a publicação do edital para iniciar os seus estudos. Lembre que o intervalo de tempo entre o edital e a realização da prova geralmente é curto. E média 60 dias. Além do mais, tem a concorrência, que já deve vir estudando a certo tempo, né.

As matérias básicas

Caso você ainda não tenha um concurso específico em mente, estude matérias chamadas de base para qualquer seleção. Aquelas que são cobradas e quase todo certame. São elas: língua portuguesa, atualidades, direito constitucional, direito administrativo e raciocínio lógico. Pode ler também os regimentos internos, no caso de você já saber exatamente que órgão vai buscar o concurso.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS