Estudo a distância: saiba como melhorar o seu rendimento - Portal de notícias CERS

Estudo a distância: saiba como melhorar o seu rendimento

Confira 7 dicas que ajudarão a melhorar o seu rendimento nos estudos, e intensifique a preparação!

Por:
Atualizado em 02/12/2019 - 15:38
Estudo a distância: saiba como melhorar o rendimento

Manter a concentração por perto é algo essencial durante o processo de aprendizagem, embora não seja uma tarefa fácil contar com essa qualidade durante as rotinas de estudo. A falta de foco se torna ainda mais frequente quando o ensino é a distância, acarretando em uma queda no rendimento. 

Está na hora de repensar a forma como você está lidando com os estudos! Aprender a manter o foco, e consequentemente melhorar o seu rendimento, é algo essencial para a sua rotina, e será um “divisor de águas” durante esse processo!

As dicas a seguir poderão resolver o problema, e nortear a criação de novas formas de organizar a sua rotina. Confira:

1- Conheça as suas motivações 

O poder que a mente apresenta durante os momentos de preparação não é novidade! Saber utilizá-la a seu favor é indispensável para a concretização dos seus sonhos. Estudar conhecendo as suas motivações é importante, e ideal para melhorar o seu rendimento.

A neurociência já comprovou a eficácia que a visualização dos seus sonhos apresenta na realização das suas maiores metas. Essa visualização poderá ir além da mente, e estampar cartazes na sua mesa de estudo. Isso mesmo! Quando o assunto é sobre realizações, tudo aquilo que aumenta as nossas chances de ter sucesso é bem-vindo. E quando essa motivação parte da sua própria mente, os resultados serão ainda mais efetivos.

Confira algumas técnicas que, sem dúvida, darão um “gás” na sua rotina.

2- Organize o seu cronograma 

Antes de iniciar, de fato, os estudos, é muito importante organizar a sua rotina! Estabeleça um horário específico para se dedicar exclusivamente ao seu objetivo. Se possível, distribua esse tempo de acordo com as matérias que terão uma prioridade em sua lista. Procure cumprir o horário todos os dias da semana. Isso fará com que a sua mente se acostume com a rotina, e será mais difícil procrastinar, e perder o seu foco.

Uma boa dica é criar um cronograma. Ele lhe dará um “norte”, e você não precisará ficar pensando o que estudar todos os dias. Isso poupará seu tempo, e evitará maiores distrações. 

Confira as dicas e saiba como montar o seu próprio cronograma, condizente com sua realidade.

3- Tenha bons materiais 

Os seus materiais de estudos serão verdadeiros instrumentos durante esses momentos, e se estes forem de qualidade, facilitarão o seu processo de aprendizagem. Bons livros e cursos de qualidade são essenciais durante a sua preparação.

Você não precisa ter os livros mais caros, as canetas mais atrativas, os cadernos mais enfeitados. Mas, você precisa de bons materiais. Lembre-se: para que o “trabalho” seja bem feito, os instrumentos deverão estar à altura. Tenha aquilo que precisa para estudar com qualidade.

4- Organize o seu ambiente de estudo

Sabemos que nem todos os alunos têm a possibilidade de possuir um lugar próprio para estudar. Contudo, o silêncio, a iluminação adequada, uma boa ventilação e alguns instrumentos básicos são requisitos fundamentais quando se procura o local ideal. Procure fazer uma limpeza geral e deixe apenas aquilo que for essencial! Você não precisa de nada além de força de vontade e um paninho de limpeza para executar essa tarefa! Não esqueça: Você ocupará esse ambiente todos os dias até o alcance dos seus objetivos. Pense inteligente, invista na sua preparação. 

Separamos uma lista que servirá como roteiro e te ajudará a colocar seu ambiente em ordem e adaptá-lo às suas necessidades. Confira!

5- Faça uso de técnicas de estudo e de concentração

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? O objetivo desta consiste em utilizar melhor o seu tempo nos estudos ou em outras atividades, melhorando a produtividade, ajudando a aliviar a ansiedade e evitando a procrastinação. A finalidade é dividir os estudos em blocos, fazendo com que você faça pequenas rodadas de estudo em uma quantidade de tempo estipulada. Isso irá estimular o cérebro a focar mais naquilo que você propõe em um intervalo de tempo que você mesmo estabelece. Experimente!

6- Estabeleça dias, horários ou momentos de descanso

Elimine a ilusão de que “parar” a sua vida para se dedicar exclusivamente aos estudos lhe trará os resultados esperados. Escolha, ao menos, um dia na semana para realizar atividades que lhe tragam prazer. Descansar, se dedicar à família ou sair com os amigos trarão momentos de relaxamento para a sua rotina, e lhe darão um “gás” para iniciar mais uma semana. Assim será mais difícil perder o foco durante a semana, já que você terá um dia ideal para isso. 

7- Comemore as suas evoluções

Já passou por aqueles momentos em que nada a sua volta lhe deixa satisfeito ou com o mínimo de gratidão? Embora não seja ideal nos acomodarmos com a situação em que nos encontramos, caso esta não esteja agradando, sempre existe algo a sua volta que você conquistou e que merece a sua valorização!

Aprenda a se apoiar. Afinal, você é o principal responsável por todos os passos que dá. Aprenda a valorizar as suas vitórias, ainda que não sejam as “maiores”. É necessário ter em mente que não existem pequenas ou grandes conquistas. Estamos em constante evolução, e cada passo trilhado é indispensável para que você chegue ao seu “destino final”. 

Para te ajudar a exercitar essa gratidão, separamos 3 dicas que você deverá executar.

 

Esperamos que as dicas tenham colaborado com a sua preparação.

VAMOS JUNTOS!

Tags relacionadas: