Escolha a carreira pública - Portal de notícias CERS

Escolha a carreira pública

Por:
Atualizado em 09/02/2015 - 13:16

Aos recém-formados ou aos profissionais que buscam um novo horizonte para a sua carreira, aí vai uma pergunta: já pensaram em seguir as carreiras públicas?

Muitos profissionais, principalmente aqueles que estão há mais anos no mercado de trabalho, tendem a pensar que voltar a estudar para um concurso e enfrentar novamente os desafios de um novo cargo é uma tarefa muito complicada, quase impossível. Já aos recém-formados se apegam tanto à concorrência e ao número, muitas vezes, reduzido de vagas para o cargo escolhido, que acabam deixando o sonho pelo serviço público mais distante.

O serviço público, assim como qualquer outra atividade profissional, tem seus obstáculos, mas o segredo é sempre focar-se nos benefícios trazidos por essa escolha. Confira, abaixo, os principais atrativos dos cargos públicos:

Estabilidade

Este é o ponto que mais chama a atenção dos concurseiros. Todos os trabalhadores estatuários, aqueles aprovados em concursos públicos, têm a garantia da estabilidade na função exercida pela Constituição. O desafio para os servidores públicos é aproveitar essa estabilidade e continuar fazendo a diferença nas atividades que impactam diretamente a população.

Satisfação

Apesar da tão sonhada estabilidade, a satisfação que vem após um serviço prestado à população é um dos motivos que torna a carreira pública tão gratificante. Ajudar a sociedade na manutenção do bem-estar público também é um dos diferenciais dos cargos públicos.

Progressão

Para quem acha que no trabalho público não existe possibilidade de promoção e progressão de carreira está muito enganado! Muitas instituições públicas já apresentam planos de promoção para servidores, bem como participação nos lucros ou resultados.

Salário

Outro grande atrativo da carreira pública é a alta remuneração. Os salários no serviço público são estabelecidos por lei, além dos reajustes. Em 2015, por exemplo, cerca de 1,7 milhão de funcionários da União irão receber as últimas parcelas do reajuste salarial iniciado em 2013. Para a maioria dos servidores, o aumento será de 15,8%, enquanto que nas categorias mais altas, a exemplo dos militares das forças armadas, o aumento será de 30% ao final da inclusão dos percentuais no contracheque.

Você pode se interessar por:

CURSO COMPLETO PARA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 2015

CURSO PARA BANCO DO BRASIL (ESCRITURÁRIO) – DICAS E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS