Ensino on-line: a transmissão de conteúdo a qualquer momento - Portal de notícias CERS

Ensino on-line: a transmissão de conteúdo a qualquer momento

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Já é uma realidade em todo o mundo o ensino a diatância, utilizando a internet como maior ferramenta para a transmissão de conteudo. Recentemente, o MIT (Massachussetts Institute of Technology), publicou depoimentos dos seus professores apoiando o programa que oferece duas mil matérias ministradas na instituição. O MIT foi pioneiro em adotar o Open Course Ware, o conceito de colocar na internet o conteúdo das aulas dadas nas universidades, em 2002. Muitas oferecem material completo: vídeo-aulas, atividades com respostas e leituras. Seguindo essa tendência, o Complexo de Ensino Renato Saraiva e o Portal Exame de Ordem, já são refencias nacionais no ensino chamado on line.

 

Além de possibilitar uma maior transmissão de conteúdo, as teleaulas on line garantem o aprendizado de forma mais acentuada. Ou seja, com a opção de reassisitir o conteúdo, o aluno consegue captar plenamnete o conhecimento. “A transmissão de conteúdo pela net tem uma relação de custo, tempo e benfício bem mais favorável ao aluno. O decoreba pode possibilitar um aprendizado até mais rápido, porém ele é momentâneo”, explica Maurício Gieseler, editor do Blog Exame de Ordem.

 

Para quem trabalha em sala de aula, o ensino on line também apresenta inúmeras vantagens. Os professores podem atualizar o conteudo a qualquer momento, além de planejar as aulas sabendo exatamente o tempo disponível para a transmissão dos assuntos. “O on line permite que o professor trabalhe com eficácia, uma vez que o ritmo é mais intenso e não há interrupções”, garante Geovane Moraes, professor de Direito Penal do Portal Exame de Ordem.

 

Os alunos também se acostumaram a nova realidade do ensino a distância. Com as aulas postadas na rede mundial de computadores, fica mais fácil acompanhar o ritmo de vida dos estudantes, que adaptam os afazeres diarios aos períodos de estudo. “Acho bem melhor as aulas transmitidas pela internet. Quando posso eu venho até a sala de aula, porém gosto da opção de assistir as aulas de onde quiser e na hora que puder”, afirma Vanesca Polentine, aluna do curso de isoladas para OAB do Portal Exame de Ordem.

 

Conheça aqui algumas modalidades dos cursos on-line do Portal Exame de Ordem

 

Joffre Melo – Jornalista DRT-PE 4071

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS