Em breve: Concurso para auditor-fiscal da Sefaz/RJ - Portal de notícias CERS

Em breve: Concurso para auditor-fiscal da Sefaz/RJ

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Postado por Ana Laranjeira      
Fonte: Sefaz/RJ

A Secretaria de Fazenda vai realizar novo concurso para auditores fiscais da Receita Estadual. Serão 100 vagas e o salário-base inicial é R$ 13.186,76, um dos maiores do país. O concurso foi autorizado pelo governador Sérgio Cabral e publicado no Diário Oficial de 18/04/2013. A organizadora do concurso é a Fundação Carlos Chagas.

Desde 2007, inicio da gestão Sérgio Cabral, foram nomeados 599 auditores visando reforçar a excelência dos serviços da secretaria e suprir o grande déficit que havia nesta categoria, além de aumentar o quadro da atividade-fim da Sefaz. Em 2007 também foi feito o primeiro certame, após 18 anos sem ampliação do quadro de auditores.

A Secretaria de Fazenda, além dos cinco concursos para auditores fiscais, já realizou dois concursos para a categoria de Oficial de Fazenda e criou a categoria de Analista de Finanças Públicas. No total, de 2007 até hoje foram empossados 877 servidores. A meta é realizar novos concursos periodicamente para o preenchimento de 100 vagas cada, treinando os novos servidores com o máximo de atenção para que estejam preparados para desempenhar a função.

Entre as atribuições dos auditores fiscais está o exercício das atividades de tributação, fiscalização, arrecadação, cadastro, planejamento e informações econômico-fiscais da Secretaria de Fazenda. Ou seja, é o auditor fiscal que garante o ingresso, nos cofres públicos, dos recursos essenciais à manutenção da máquina estatal e aos investimentos capazes de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

 

Neste novo concurso, a Sefaz alterou o conteúdo e as disciplinas avaliadas, incluindo, por exemplo, inglês e direito penal. O concurso contará com duas provas, ambas de caráter eliminatório e classificatório e serão realizadas em dois domingos subsequentes. Na Prova 1 serão abordadas as seguintes disciplinas com o número de questões correspondentes: Língua Portuguesa (20); Língua Inglesa (10); Administração e Informática (26); Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria (20); Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal (24). Na Prova 2 as matérias que deverão ser estudadas são: Direito Empresarial/Comercial, que terá 12 questões; Economia e Finanças Públicas com 18; Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico com 24; Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias , que somam 46 questões. O valor da inscrição é de R$ 180,00.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS