Edital para concurso do Senado deve sair até setembro - Portal de notícias CERS

Edital para concurso do Senado deve sair até setembro

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira       
Com informações da Agência Senado

Em entrevista à Rádio Senado, a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, afirmou ontem (11) que o edital do próximo concurso da Casa pode sair até setembro. “A nossa expectativa é que o edital já seja liberado em meados do segundo semestre. Eu acredito que em setembro”, afirma ela. Contudo, a definição do número de vagas e das áreas do concurso depende ainda da aprovação da Reforma Administrativa do Senado, que está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Em fevereiro, a Comissão Diretora do Senado decidiu adiar a realização do concurso para que fosse reavaliada a necessidade de nova seleção. Não havia data estipulada para o concurso, mas a previsão do Senado era de que as provas fossem aplicadas no segundo semestre deste ano. Estavam previstas 180 vagas para o quadro de pessoal e para formação de cadastro de reserva conforme Ato da Diretoria Geral do Senado, de 25 de janeiro. O Ato também determinava que uma comissão especial concluísse em 60 dias as providências necessárias para a realização do concurso.

Ainda segundo Doris, a realização de novo concurso e se justifica pela necessidade de recompor equipes desfalcadas com aposentadorias de servidores. Ela estima que entre 300 e 400 funcionários devem se aposentar até o final do ano.

O último concurso foi realizado em 2008. O exame objetivo foi composto por 80 questões para o nível superior e 70 para o nível médio. Na ocasião, houve também um teste discursivo com uma questão para nível médio e duas para nível superior. Foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, e Língua Inglesa, Língua Espanhola e Informática, para alguns.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS