» DONA LINDU - Obra de parque é novamente embargada - Portal de notícias CERS

» DONA LINDU – Obra de parque é novamente embargada

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco levou a Superintendência Regional do Trabalho a embargar, na manhã de ontem, as obras do Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Um auditor fiscal do órgão esteve no local para checar uma informação de contaminação na comida servida aos trabalhadores e terminou encontrando irregularidades na construção.

Entre os problemas encontrados pelo auditor fiscal Erick Spinelli, que chegou ao local às 8h30, menos de 24 horas depois de receber a denúncia, estão a falta de escoramento adequado, vergalhões expostos e ausência de segurança nos andaimes.

A denúncia de contaminação na comida servida na obra surgiu depois que doze homens que trabalham no local passaram mal após o almoço da última segunda-feira. Eles chegaram a ser levados para o hospital.

Segundo a auditor fiscal, o fato ocorrido com a alimentação é grave, mas o embargo aconteceu por causa das irregularidades da obra.

“A construção só poderá ser retomada depois que tudo for regularizado. Com isso, a construtora solicita o desembargo. Iremos marcar uma nova vistoria para ver se podemos liberar ou não. Caso não esteja tudo em ordem, poderemos liberar parcialmente”, explicou Spinelli.

A obra do Parque Dona Lindu já foi paralisada duas vezes pela Justiça e gerou muita polêmica. Quem é contra a obra questiona a falta de dotação orçamentária e o pouco verde no projeto.

O secretário de Planejamento Participativo do Recife, Amir Schvartz, garantiu que o embargo não vai atrasar a obra, que está prevista para ser concluída no fim do ano.

“Os problemas apontados pelo Ministério do Trabalho são fáceis de solucionar. Para recuperar o tempo, poderemos acrescentar uma hora de trabalho por dia ou trabalhar em dias que não estavam previstos”, afirmou.

Schvartz disse, ainda, que vê o trabalho da Superintendência Regional do Trabalho como uma parceria. “Eles não são nossos inimigos, mas nossos parceiros. Queremos que a construtora responsável pela obra esteja dentro da lei. Já amanhã (hoje) queremos retomar a obra, mesmo que seja parcialmente”, garantiu.

O Parque Dona Lindu foi idealizado por Oscar Niemeyer e seu custo total é de aproximadamente R$ 30 milhões. De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto contempla teatro, restaurante, banheiros, pavilhão para exposições, ciclovia, pistas de cooper e skate, quadra poliesportiva, área para ginástica e parque de diversões, num terreno de 27 mil metros quadrados.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS