Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Doadores de sangue poderão ter desconto em taxa de concurso

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 02/08/2018, às 10:31 Atualizado em 02/08/2018 às 10:40

Os concurseiros que também são doadores de sangue poderão ter desconto em taxa de concurso. Isso porque tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9162/17, do Senado Federal. A iniciativa possibilitaria reduzir em 50% o valor do cadastro para a participação do candidato.

Leia também: Cotas para negros terão fiscalização em concursos

 

Iniciativa

Se entrar em vigor, a medida será válida para todos os concursos públicos federais. A ideia é incentivar as pessoas a doarem sangue. Segundo o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), autor do texto, apenas 1,8% da população brasileira pratica a ação. “No plano federal, o incentivo à doação de sangue limita-se a campanhas publicitárias. São necessárias, contudo, medidas concretas de estímulo à doação e fidelização dos doadores”, afirma.

 

Tramitação
A proposta tramita com prioridade e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será analisada pelo Plenário.

 

Comprovação

Para ter direito ao desconto em taxa de concurso, o candidato precisaria comprovar que é, de fato, doador de sangue. Para tal, seria necessário apresentar certidão ou documento expedido pelo órgão público. De acordo com publicação realizada no site da Câmara Legislativa, da data da inscrição aos últimos 12 meses, o concurseiro deveria ter doado sangue pelo menos três vezes.

Questionamentos

Entretanto, a mudança altera a legislação que trata da doação voluntária de sangue (Lei 1.075/50). Além disso, a resolução 34 de 2014 da Anvisa e a portaria do Ministério da Saúde determinam que, “a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização”.

Opinião

Para o concurseiro Túlio Franklin, apesar de a proposta não poder beneficiar a todos os candidatos, por conta das limitações que as pessoas possam apresentar no corpo, a medida “Deve ajudar muita gente que precisa de sangue”.

Já para a concurseira Juliana Nascimento, “Não há ponto negativo no projeto, uma vez que todo mundo que participar só vai sair ganhando”. A jovem defende que não é fácil pagar o valor cobrado pelas bancas. “A gente que faz mais de um concurso precisa investir bastante não apenas em inscrições, mas em todo o material de preparação”, explica.

Concurso público

Se você também está se preparando para concurso público, mas, assim como a Juliana Nascimento, também precisa investir em materiais de estudo, vale a pena pesquisar conteúdos gratuitos. O CERS Cursos Online oferece o E-book GRATUITO Começando do Zero. Com ele, você terá acesso a dicas de estudo valiosas das principais disciplinas cobradas em certames. Aproveite para conferir!

 

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a