Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Direito Eleitoral: 10 Medidas Contra a Corrupção

Avatar de
Por:
Publicado em 06/06/2016, às 17:07

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu superar a meta de 1,5 milhão de assinaturas para propor ao Congresso Nacional o projeto de lei de iniciativa popular que estabelece dez medidas de combate à corrupção. Entre as propostas, o texto propõe a responsabilização dos partidos políticos que utilizarem recursos de caixa dois nas campanhas eleitorais. 

Os procuradores defendem alterações na Lei 9.096/95, conhecida como Lei dos Partidos Políticos, para punir com multa os partidos que usarem recursos decorrentes de corrupção nas campanhas. Atualmente, a legislação prevê apenas a responsabilização de pessoas físicas ligadas às legendas.

Para o professor do Curso de Direito Eleitoral do CERS Corporativo Luiz Carlos Gonçalves, custear uma campanha com essas doações exclusivas de fundo partidário e doações de pessoas particulares será um grande desafio para os candidatos.

Gonçalves é membro do Ministério Público Federal, atua como Procurador Regional da 3ª região, em São Paulo, e participou da elaboração da proposta 10 medidas contra a corrupção.

Confira a entrevista com o professor Luiz Carlos Gonçalves sobre Direito Eleitoral:

 

Leia também: Direito eleitoral: você sabe a distinção de elegibilidade e inelegibilidade?

 

10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO

 

Medidas

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a