Dicas para o concurso do MP/SP, com Rogério Sanches - Portal de notícias CERS

Dicas para o concurso do MP/SP, com Rogério Sanches

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Para uma preparação de excelência para este concurso, alguns assuntos e disciplinas merecem atenção especial

Por Rogério Sanches

Com o lançamento do concurso para Analista de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, começa a corrida dos concurseiros para uma preparação de qualidade que garanta uma das 127 vagas disponíveis para o cargo, que se divide entre Assistente Jurídico e Agente de Promotoria.

Entre as funções e um Analista de Promotoria estão as seguintes atividades, assim como consta no edital:

a) Elaborar: minutas de peças processuais, pareceres e outras manifestações próprias da função de execução, além de análises, estudos, exames, pesquisas, relatórios e trabalhos de natureza jurídica atinentes a feitos judiciais ou procedimentos administrativos de alçada do Ministério Público;

b) Auxiliar: na realização de audiências, reuniões e sessões, referentes à execução de atividades processuais ou extraprocessuais do Membro do Ministério Público;

c) Acompanhar: o andamento de processos judiciais, inquéritos policiais ou civis ou procedimentos administrativos, sob a presidência do Ministério Público, prestando informações ao membro do Ministério Público;

d) Realizar: diligências determinadas pelo Membro do Ministério Público;

e) Manter: registro e controle das atividades desenvolvidas, apresentando os consequentes relatórios;

f) Cumprir: no que couber, as disposições aplicáveis aos Oficiais de Promotoria I e demais servidores, em especial, as estabelecidas pelo Ato (N) no 595/2009–PGJ (Regulamenta as funções dos Oficiais de Promotoria e Servidores Auxiliares nos serviços relacionados à tramitação de feitos judiciais e a outros serviços que lhe são afetos junto às Promotorias de Justiça) e Ato (N) no 212/99–PGJ-CGMP-CSMP (Regulamenta as funções dos Oficiais de Promotoria nos inquéritos civis e procedimentos preparatórios de inquéritos civis);

g) Exercer: outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo órgão do Ministério Público, desde que compatíveis com sua condição funcional.

Assuntos relevantes
Para uma preparação de excelência para este concurso, alguns assuntos e disciplinas merecem atenção especial. Sugiro maior atenção para Penal, Processo Penal, Civil (família e sucessões) Processo Civil (com ênfase para a tutela dos interesses/direitos difusos e coletivos) e Lei Orgânica do Ministério Público.

Cronograma de estudos  
Sabendo que o concurso se aproxima, o candidato deve otimizar o tempo, estudando, com base no edital, os temas em que se sente menos seguro, não perdendo tempo com questões simples ou que domina bem. A tendência de alguns é estudar apenas o que gosta ou tem mais facilidade. Não é esse o espírito do momento.

Preparação       
O CERS montou um curso próprio para o momento de reta final: MÁXIMO DE CONHECIMENTO NO MENOR ESPAÇO DE TEMPO, escalando professores experientes e que sabem passar a informação necessária para o aluno se destacar na prova. Todos os detalhes foram observados. Não é mais um curso, mas o CURSO PREPARATÓRIO PARA O CARGO DE ANALISTA DO MP de SP.

Clique AQUI e saiba mais

 

Lembre-se      
As dificuldades estão presentes na vida de todos os candidatos, mas a vontade de vencer barreiras é individual (e o que faz a diferença).

Mais sobre o concurso     
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), até às 23h59min do dia 06 de outubro de 2013, observado o horário de Brasília.

Os cargos de Analista de Promotoria I (Assistente Jurídico) são destinados aos Órgãos e Unidades Administrativas da Capital e Grande São Paulo e às Áreas Regionais do Litoral e Interior. Os vencimentos são de R$ 4.877,84 e os cargos exigem cumprimento de Jornada Completa de Trabalho (40 horas semanais). Os candidatos devem ter Bacharelado em Direito. A taxa de inscrição é de R$ 70. 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS