Dicas para a prova discursiva de Delegado da PC-DF - Portal de notícias CERS

Dicas para a prova discursiva de Delegado da PC-DF

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira

No início de agosto saiu a autorização para o concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal que selecionará 100 candidatos de nível superior para o cargo de delegado.

Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação do edital de abertura, mas a preparação para as provas devem começar com antecedência. Por isso, os professores Ana Cristina Mendonça e Geovane Moraes prepararam dicas importantes para quem pretende realizar a seleção. Todas são direcionadas para a prova discursiva. Confira:

O que esperar da prova discursiva?
“Uma prova cada vez mais seletiva, dentro de um perfil específico de cada banca examinadora, e a cobrança de temas direcionados à atuação de um delegado de polícia”.

O que a banca costuma abordar?             
“Nas questões, os temas mais recorrentes da prática diária de um delegado de polícia civil. Na peça prático-profissional, quando exigida, geralmente medidas cautelares que possam derivar da representação do delegado de polícia. Esta vem sendo a tendência das provas, mas não estão descartadas aquelas peças próprias da atividade policial, como, por exemplo, o relatório”.

Preparação       
“Antes de qualquer outra coisa você deverá elaborar um cronograma de estudos. O ideal é um estudo direcionado.

É evidente que penal e processo penal são, em regra, as disciplinas de maior peso para uma prova de delegado. Mas, o candidato deve estar atento aos editais dos últimos concursos, aos estilos de cada banda examinadora e até mesmo ao posicionamento dos examinadores quando o nome destes é divulgado. Tais peculiaridades, são ainda mais importantes para aqueles que se candidatam a certames de Estados diferentes.

O CERS cursos online oferece um preparatório especialmente voltado para a prova discursiva deste certame. Um estudo direcionado é o que vai fazer a diferença”.

Técnicas para testar os conhecimentos    
“Não existe melhor mecanismo de treinamento que exercitar questões de provas semelhantes. O candidato mais preparado é normalmente aquele que vem praticando ao máximo seus conhecimentos através de questões”.

Dicas práticas sobre a prova   
“O candidato deverá, sobretudo, estar atualizado em relação à legislação, jurisprudência e, até mesmo, quanto a possíveis novas correntes doutrinárias.

Além disso, ao responder as questões deve estar também atento ao português, que vem sendo muito exigido nas provas discursivas. Outra observação importante se dá ao fato do candidato concentrar sua atenção no enunciado, evitando criar dados que possam gerar identificação de prova, colocando a perder um longo período de preparação.

A exigência das provas para delegado de polícia tem uma tendência de crescimento, mormente agora que a carreira é considerada, por lei, carreira jurídica.

É ainda muito comum que o candidato a delegado de polícia também esteja se submetendo a certames para outras carreiras jurídicas. Na prova de delegado ele deve sempre se lembrar de que estará atuando enquanto delegado de polícia”.

Como manter a calma e a concentração  
“Varia muito de pessoa para pessoa. Mas, são fatores essenciais:

– Uma boa preparação;      
– O descanso na data que antecede a prova;
– Uma alimentação correta antes da prova;  
– O material adequado para ser levado para a prova, caso o edital admita consulta;

E acima de tudo, confiança em si mesmo, uma vez que todos temos a hora certa para o sucesso e aprovação”.

 

 

Quer receber mais informações sobre o concurso Delegado da Polícia Civil – Distrito Federal?

Cadastre-se aqui para receber ainda mais informações relacionadas a esse assunto.

Nome:

Email:


Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS