Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dicas de interpretação, informática e atualidades

Avatar de
Por:
Publicado em 18/08/2014, às 01:04

Por Ana Laranjeira

Quinzenalmente, no portal do G1, a fiscal de rendas Lia Salgado dá dicas sobre os mais diversos assuntos no mundo dos concursos. Lia já foi concurseira e passou pelos mesmos apertos e angústias que passam muitos dos nossos alunos. Por isso, gostamos de compartilhar aqui alguns dos seus artigos.

Nesta semana, a especialista fala sobre disciplinas básicas que são cobradas em diversos concursos públicos e dá dicas de estudo sobre interpretação de textos, informática e atualidades. Ela também ressalta que é necessário ficar atento também às orientações dos professores e dos cursos preparatórios.

Interpretação de texto    
De acordo com Lia, a primeira medida deve ser criar o hábito da leitura. “Isso não acontece do dia para a noite e também não apresenta resultados imediatos. Mesmo assim, vale iniciar.”

A especialista lembra que a leitura melhora o uso da língua portuguesa de modo geral, não apenas para as questões de interpretação, mas também para a compreensão de enunciados de questões de outras disciplinas.

“A escrita será melhorada e é bom lembrar que cada vez mais concursos cobram redação”, ressalta Lia.

Para responder às questões, a especialista afirma que os candidatos devem observar exatamente o que é pedido no enunciado. Por exemplo, se a pergunta se refere ao que está escrito no texto ou ao que se pode concluir a partir do texto. “Essa sutileza pode levar o candidato a errar a questão. O distraído pode perder pontos.”

Lia explica que os candidatos não devem responder o que pensam, mas o que está no texto. Por isso, é recomendada a leitura de um texto de cada vez e, se possível, sublinhando as partes mais importantes. A especialista também indica que o candidato volte ao texto a cada nova pergunta, comparando com as respostas oferecidas na prova.

“Resolver muitas provas anteriores e analisar os erros cometidos é um excelente exercício para melhorar o desempenho nas questões de interpretação”, reitera Lia.

Informática              
“A palavra-chave em informática é atualização. As informações se modificam com muita rapidez e as surpresas na hora da prova são praticamente inevitáveis”, afirma a especialista.

O conhecimento apenas como usuário de computador não costuma ser suficiente, lembra Lia. Como as perguntas são teóricas é necessário memorizar algumas informações, como atalhos e menus.

O estilo da banca é outro fator que diferencia a cobrança da disciplina. Segundo ela, algumas privilegiam a “decoreba” e outras buscam novidades. Por isso, os livros precisam ser recentes, e, ainda assim, o candidato deve complementar as informações com outras fontes de estudo. Apostilas podem ser uma boa opção, desde que a data de elaboração seja verificada.

“Sites confiáveis e sites oficiais dos sistemas operacionais também são úteis para o candidato ficar bem informado quanto às novidades. Além disso, a disciplina de informática é um dos casos em que o curso preparatório pode ser de grande ajuda, inclusive para direcionar melhor o estudo”, ressalta Lia.

Atualidades      
Um internauta pergunta se ver novela deve ser parte dos estudos para atualidades. Lia responde que “assistir a novelas consumiria um tempo precioso de estudo e não é o foco das questões de atualidades”.

Segundo ela, os candidatos devem se manter informados sobre acontecimentos relevantes e, para isso, é preciso acompanhar o noticiário. Lia indica acompanhar um jornal diário de televisão e a leitura das principais notícias de um portal na internet.  “É bacana [ler as notícias dos portais] porque é possível usar menos tempo e ter mais direcionamento, desde que você não perca o foco passando de uma notícia para outra e termine caindo nas redes sociais”.

Outra fonte de informação são as revistas semanais de notícias, que os candidatos podem utilizar para aprofundar os assuntos mais importantes do momento.

“É interessante sempre compreender as notícias dentro de um contexto, buscando causas e consequências dos fatos”, finaliza.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a