Dicas de conhecimentos bancários para BB - Portal de notícias CERS

Dicas de conhecimentos bancários para BB

Por:
Atualizado em 09/02/2015 - 13:48

Últimas semanas de preparação para o certame do Banco do Brasil combinam com dicas valiosas para intensificar seus estudos! Para você ficar afiado em todas as disciplinas do concurso, as dicas de hoje são da disciplina de Conhecimentos Bancários, com os comentários do professor Rodrigo Barbati. Confira as dicas, tire suas dúvidas e aproveite!

O concurso do Banco do Brasil de 2015, a ser realizado pela CESGRANRIO, terá em sua primeira etapa 70 questões de múltipla escolha, sendo 10 questões de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS com valor de 1,5 ponto cada.

Na prova do BB, o conteúdo de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS pode ser dividido em quatro grandes blocos:

1 – Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: onde são abordados temas relacionados ao subsistema normativo (Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários). Este tópico representa em média 30% das questões de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS.

2 – Produtos e serviços financeiros: no qual são abordados temas relacionados às operações passivas (depósitos em poupança e investimentos); operações ativas (CDC e crédito rural); e operações acessórias e serviços (garantias bancárias, cartões de crédito, títulos de capitalização, etc.). Este tópico representa em média 30% das questões de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS.

3 – Mercados de Capitais e de Câmbio: no qual são abordados temas relacionados a ações, debêntures, contratos de câmbio, taxa de câmbio, etc. Este tópico representa em média 20% das questões de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS.

4 – Legislação: no qual são abordados temas relacionados ao combate ao de crime de lavagem de dinheiro e Autorregulação Bancária. Este tópico representa em média 20% das questões de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS.

Quanto à organizadora, o último concurso foi realizado pela CESGRANRIO, portanto é fundamental que o candidato conheça esta organizadora, observando provas recentes. Esta privilegia questões conceituais, exigindo do candidato uma visão mais abrangente sobre os temas abordados.

Com relação a dicas de estudo, o candidato deve destinar ao conteúdo de CONHECIMENTOS BANCÁRIOS, entre 45 e 60 minutos diários divididos entre teoria e exercícios. Deve resolver provas anteriores e se possível, buscar cursos preparatórios – e dispor de materiais de apoio: resumos, apostilas, etc.

Sobre o grau de dificuldade da prova, tradicionalmente, situa-se entre médio  e elevado, portanto é importante o candidato começar logo os seus estudos.

Sugiro também, que o candidato inicie os estudos conhecendo o Sistema Financeiro Nacional (SFN), através dos sites do Banco Central (www.bcb.gov.br) e da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br), os quais são bem didáticos e trazem muitas informações utilizadas pela organizadora em prova.

 Você pode se interessar por:

CURSO PARA BANCO DO BRASIL (ESCRITURÁRIO) – DICAS E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS