Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dia do Oficial de Justiça

Avatar de
Por:
Publicado em 04/09/2015, às 09:25

Você sabia que no dia 5 de setembro é comemorado o Dia do Oficial de Justiça? Um profissional imprescindível para o bom ordenamento do Poder Judiciário. Verdadeiros juízes nas ruas, o oficial de justiça tem a incumbência de aplicar efetivamente o direito. Qualquer ato emanado do Poder Judiciário nada mais é do que simples palavras no papel sem antes terem sido executadas por esse servidor.

E a atividade de um oficial de justiça não é nada fácil, sendo considerada de risco, com direito a porte de arma e adicional de periculosidade em alguns casos. Nos mais distantes rincões do Brasil, são eles que sentem a ira da parte e presenciam o desespero de famílias diante da decisão do estado. Não cabe a ele questionar a determinação judicial, mesmo que a injustiça aponte diante dos seus olhos.  

A todos os Oficiais de Justiça do país, quer sejam estaduais ou federais, desejamos o reconhecimento profissional e que permaneçam exercendo suas atividades com segurança.

Atribuições

Oficial ou a Oficiala de justiça é o servidor público auxiliar permanente da Justiça, devidamente concursado e nomeado, sendo diretamente vinculado ao Tribunal de Justiça. Tem como atribuição, a execução de mandados judiciais, ou seja, as ordens emanadas dos magistrados.

Entre suas atribuições está fazer pessoalmente as citações, prisões, penhoras, arrestos e mais diligências próprias do seu ofício, e executar as ordens do juiz a que estiver subordinado.

O cargo de Oficial de Justiça Federal é privativo de bacharéis em Direito. De acordo com Resolução do Conselho Nacional de Justiça, cabe a cada Tribunal de Justiça regulamentar a norma que torna obrigatório, para o provimento do cargo de Oficial de Justiça, curso de nível superior, preferencialmente em Direito.

 

Seja você também um Oficial de Justiça:

CONCURSO PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA 2015 – CURSO PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ESPECIALIDADE OFICIAL DE JUSTIÇA

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a