Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dia do advogado: saiba as particularidades e a importância da carreira

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 09/08/2019, às 15:42

“Togatus”, “orator”, “patronus”, “causidicus” todas essas expressões surgiram ao longo da história para denominar o advogado. 

A palavra deriva do latim advocatus, em que “ad” significa “para junto” e “vocatus” quer dizer “chamado”.

Você sabe quando surgiu o advogado?

Estudiosos afirmam que há indícios do exercício da defesa de terceiros no terceiro milênio antes de Cristo, considerando dados históricos do Código de Manu. A Bíblia traz histórias que defendem esse marco. Sendo assim, uma das profissões mais antigas da humanidade.

No Brasil, a advocacia toma forma na época do Imperador Dom Pedro I, em 1827, quando implementou cursos jurídicos e consequentemente legalizou a profissão.

Um grande marco foi a Constituição de 1988 com a introdução de garantias para a profissão ao dispor no art.133 que:“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. 

Com a evolução social surge a criação do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, a  Lei nº 8.906/94 é um grande marco da regulação da profissão, além de normatizar princípios e condutas do profissional.

Os desafios da carreira

Qualquer profissão é formada por inúmeros desafios, no mundo jurídico o desafio está presente em toda a carreira. Ao longo da trajetória, os advogados passam por diverso problemas em cada momento que estão passando. 

Desde o primeiro estágio, até a abertura de seu próprio escritório. Ainda que de grande importância na vida profissional são poucos aqueles que possuem preparação teórica e prática durante a formação na Universidade.

Cada fase profissional possui desafios, não importa se você é um jovem advogado ou se já atua por um longo tempo. Independente do ciclo em que se encontra, os obstáculos não diminuem apenas mudam e tornam-se mais complexos. 

O papel do Advogado

O exercício da advocacia é função indispensável para o funcionamento da justiça. O advogado busca analisar o direito do cliente que foi lesado, prepara a sua defesa com base na lei, jurisprudência e princípios e leva ao judiciário ou busca solucionar a lide por meios alternativos. Além de possuir o papel de cooperar e defender a ordem jurídica.

Deve estar intrínseco à profissão a busca por uma sociedade justa e isonômica de modo a proteger e defender a Democracia. 

O curso de Direito é uma ciência com o objetivo de proteger as normas jurídicas de um país. Nesse contexto está inserido o Advogado que possui o objetivo de organizar as relações individuais e os fatos que repercutem em sociedade. Além de buscar o bem estar dos cidadãos, empresas e o poder público.

Carreira

Um bacharel em Direito poderá atuar como consultor jurídico ou dar assistência jurídica nos diversos ramos. O subsídio para essa profissão pode ter variações regionais, todavia, o salário inicial é de aproximadamente R$ 1.200 a 2 mil.

Requisitos: A aprovação no Exame da Ordem dos advogados, é uma exigência para atuar em qualquer ramo jurídico.

Áreas de atuação

Algumas das inúmeras áreas de atuação:

Arbitragem internacional;

Direito civil;

Direito administrativo;

Direito ambiental;

Direito comercial;

Direito consumidor;

Direito digital;

Direito penal;

Direito trabalhista;

Direito previdenciário;

Direito em terceiro setor.

Mercado de trabalho

Listamos algumas das formas de atuação no mercado jurídica. Mas cabe ressaltar que além dessas opções há o caminho seguido e desejado por inúmeros advogados, que é o concurso público.

Compliance;

Docência;

Pesquisador;

Conciliador; 

Mediador;

Diplomata;

Árbitro;

Assessoria jurídica;

Consultoria jurídica; 

Procuradoria jurídica;

Auditoria jurídica;

Controladoria jurídica;

Planejamento jurídico;

Ensino jurídico.

Dia do advogado

Dia 11 de agosto é celebrado uma das profissões mais antigas e com grande função social. Este dia é em homenagem a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda , em Pernambuco, criadas por D.Pedro I.

Dia do pendura “Tire a conta da mesa… Porque hoje é dia do pendura”

Nesse dia há a tradição dos estudantes de direito comemorarem como o “Dia do Pendura”. Em que saem pelos restaurantes próximos da universidade consumindo sem pagar. “Pendurando” a conta para que o dono pague.

Mas com o passar dos anos com o surgimento de inúmeros cursos de Direito a tradição se tornou insustentável. Então cuidado ao tentar realizar nos dias atuais para não acabar perdendo a tão suada carteirinha.

Semana do Advogado CERS

Pensando nessa data tão especial a Equipe CERS resolveu te presentear como você merece:com uma semana inteira de descontos imperdíveis para quem é ou vai ser profissional da área. Afinal, nosso objetivo é fazer você ter a melhor preparação e evoluir na carreira!  

Com até 40% OFF* em:

– Preparatórios isolados para 1ª fase OAB ou atualização jurídica (40%);

– Assinatura CERS Play: 1ª fase OAB XXX (20%);

– Assinatura CERS Play: Advogado Premium (20%);

CONFIRA TODOS OS DETALHES DA SEMANA DO ADVOGADO CERS!

Quer mudar os rumos da sua carreira? Conheça o Cers Play Advogado Premium!

O CERS Play para Advogado é uma novidade que vai fazer você alcançar o sucesso na vida profissional! Trata-se de sistema de assinatura que inclui cursos de arbitragem para advogados e diversas ferramentas e benefícios exclusivos, que vão te deixar mais confiante para sua atuação na advocacia.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça melhor o plano Advocacia Premium.

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a