Devo prestar mais de um concurso público? - Portal de notícias CERS

Devo prestar mais de um concurso público?

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Especialista ensina como fugir da falta de foco na hora de concorrer à vários cargos públicos

Respondido pelo juiz do trabalho e especialista em concursos, Rogerio Neiva, para a Revista Exame

Um grande erro de muitos candidatos é se tornar reféns dos editais. Ou seja, sem um propósito definido, muitos se inscrevem em todos os concursos que vêem pela frente. O risco dessa postura? Nunca estar realmente preparado para fazer a prova.

Os candidatos precisam começar 2011 com objetivos claros. Afinal, a falta de critérios pode tornar a opção de fazer vários concursos uma estratégia pouco eficiente.

Quem opta por prestar mais de um concurso ao longo do ano esbarra em um obstáculo estratégico: a quantidade de conteúdo para estudar pode aumentar exponencialmente. E esse cenário pode desestimular o candidato ao longo do tempo.

Uma estratégia para solucionar esse impasse é o método “concurso-escada”. Por essa tática, o candidato foca primeiro em um concurso tido por mais viável e, só depois disso, parte para o concurso que apresenta um nível de dificuldade maior, mas que é a sua meta principal de carreira.

Outra opção de estudos seria focar totalmente no concurso tido por mais difícil e só dedicar-se para aquele que considera mais viável nas semanas anteriores a essa prova. Quando esse período de exames acabar, a dica é voltar todas as suas atenções para as matérias exigidas pelo concurso principal.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS